Enquete
Fechar
Enquetes anteriores

Poder Judiciário de Mato Grosso

 
Notícias

01.05.2014 17:26

Poder Judiciário - 140 anos de história
Compartilhe
Tamanho do texto:
 
 
 
A memória é uma prova tangível de tudo que uma instituição já construiu, suas glórias, suas conquistas, cada meta que conseguiu ultrapassar e cada obstáculo que superou. O Poder Judiciário de Mato Grosso, como uma instituição sólida e tradicional no Estado já viveu cada um desses momentos, todos registrados por meios de vídeos, matérias, fotos, lembrança de desembargadores, juízes e servidores.
 
Com a chegada dos 140 anos do PJMT, comemorado em 1º de maio deste ano, o Tribunal de Justiça resgatou grande parte dessa história, e também algumas estórias, com o intuito de não deixar cair no esquecimento os nomes daqueles que trabalharam em prol de uma entrega jurisdicional imparcial, justa, célere e eficaz.
 
Grande parte destas informações você vai encontrar na linha do tempo, matérias e vídeos abaixo, especialmente selecionados, para mostrar um pouco do que já passou.
 
Acesse os links, saiba mais e boa leitura!
 
 
 
 
 
Matérias
 
 
 
 
 
Judiciário, 140 anos de história
 
 

 

 

 

 


140 anos de trajetória do TJMT

Neste 1º de maio, o Tribunal de Justiça de Mato Grosso completa seus 140 anos de instalado, após ter sido criado pelo Decreto nº 2342, de 6 de agosto de 1873, sob a égide do Brasil Império. Naquela oportunidade, chamado de Tribunal da Relação da Província de Mato Grosso, era composto por quatro desembargadores e constituía-se de cinco comarcas, a saber: Cuiabá, Corumbá, Cáceres, Diamantino e Sant’Ana de Paranaíba. 

 

 

 

 

 

Juizados Especiais, a evolução das pequenas causas

Uma nova forma de julgar surge no judiciário estadual com a criação dos Juizados Especiais na década de 80. Em Mato Grosso eles foram aprovados pelo Tribunal Pleno do TJMT durante sessão ordinária em 14 de março de 1985, mas foram constituídos em pela Lei 5.101/86, na época com o nome de juizados de pequenas causas. Os Juizados foram criados diante da falta crônica de estrutura adequada, moderna e racional para o bom desempenho de distribuir justiça.

 

 

 

 

 

 

TJ lança selo dos 140 anos de fundação

O Tribunal de Justiça de Mato Grosso lança nesta quinta-feira (29 de maio), às 16 horas, um selo personalizado, emitido pela Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos em comemoração aos 140 anos do Poder Judiciário no Estado, que foi fundado no dia 1º de maio de 1874.

 

 

 

 

 

 
 
 
TJ inaugura galeria de fotos de vice-presidentes
 
 
Como parte da programação em comemoração aos 140 anos do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, o desembargador Márcio Vidal inaugurou na tarde desta quinta-feira (29) a Galeria de Fotos dos vice-presidentes do Poder Judiciário. A solenidade reuniu diversos desembargadores que já ocuparam o posto e que hoje foram homenageados com o espaço.
 
 
 
 
 
 
 
 
Selo registra história dos 140 anos do Judiciário
 

A história dos 140 anos do Poder Judiciário de Mato Grosso ficará registrada a partir de hoje no selo e no carimbo comemorativo emitido pela Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, lançados na tarde desta quinta-feira (29 de maio) no Tribunal de Justiça de Mato Grosso.