Enquete
Fechar
Enquetes anteriores

Poder Judiciário de Mato Grosso

 
Notícias

02.09.2014 09:39

Judiciário na Escola inicia em Marcelândia
Compartilhe
Tamanho do texto:
A Comarca de Marcelândia (710 km de Cuiabá) está realizando o Projeto Judiciário na Escola. Ao todo, seis unidades da rede pública do Estado e município serão visitadas, sendo quatro na zona urbana e duas na zona rural. As palestras são ministradas pelo juiz Silvio Mendonça Ribeiro Filho.
 
Esta semana duas escolas vão receber o projeto, na quinta-feira (dia 4) é a vez da Escola Estadual Castro Alves e na quinta-feira (dia 5) a Escola Estadual Etelvina. As palestras são voltadas para alunos do 6º ano do Ensino Fundamental. No dia 27 de agosto o projeto esteve na Escola Paulo Freire, a primeira a ser visitada.
 
Com duração de aproximadamente uma hora, as palestras do Judiciário na Escola abordam a estrutura e funcionamento do Poder Judiciário, Executivo e Legislativo, além das funções do Ministério Público, Advocacia pública e privada, e Polícias Civil e Militar.
 
“Serão ainda esclarecidos aos alunos os direitos e deveres básicos estampados na Constituição Federal e no Estatuto da Criança e Adolescente, assim como, as medidas de proteção às situações de risco e medidas socioeducativas, em caso de atos infracionais”, explica o magistrado.
 
Ao final de cada palestra é aberto espaço para que as crianças possam fazer questionamentos relacionados ao tema e à Cartilha da Justiça. O material impresso é previamente distribuído aos alunos, para que eles possam ler e posteriormente tirar dúvidas.
 
O Judiciário na Escola visa atender a meta 4/2011 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que determina a implantação de programas que esclareçam a sociedade sobre as funções, atividades e órgãos do Poder Judiciário.
 
 
Janã Pinheiro
Coordenadoria de Comunicação do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br
(65) 3617-3393/3394