Enquete
Fechar
Enquetes anteriores

Poder Judiciário de Mato Grosso

 
Notícias

19.09.2014 16:52

Perri se reúne com gestores de 79 comarcas
Compartilhe
Tamanho do texto:
O presidente do Tribunal de Justiça, Orlando Perri, aproveitou a presença dos gestores gerais das 79 comarcas na Escola dos Servidores do Poder Judiciário para se reunir com eles e responder questionamentos, ouvir sugestões e prestar informações sobre os planos da atual Administração que são de interesse dos servidores. O encontro ocorreu na manhã desta sexta-feira (19 de setembro).
 
O presidente esclareceu dezenas de perguntas feitas pelos gestores, de dúvidas sobre progressão horizontal e Sistema de Desenvolvimento de Carreiras e Remuneração (SDCR) a problemas enfrentados no interior com internet e horário de funcionamento dos fóruns.
 
Reuniões constantes com magistrados e servidores são a marca registrada da atual administração, que vê na gestão participativa a forma mais transparente e democrática de liderança. “Nenhuma pessoa, em qualquer nível hierárquico, deve ser excluída do processo. Devemos incentivar a participação de todos, porque assim conseguiremos o comprometimento de todos com os resultados que apresentamos à sociedade”, disse o presidente.
 
Os gestores estão em Cuiabá participando de uma semana de capacitação, que inclui cursos de Desenvolvimento Gerencial e Sindicância e Processo Administrativo Disciplinar no Serviço Extrajudicial. Segundo o presidente, esta gestão tem priorizado a capacitação dos servidores, para que isso reflita na qualidade do serviço prestado ao cidadão.
 
O presidente destacou que a orientação para a coordenação da Escola dos Servidores é que os cursos escolhidos tragam resultados para a eficiência do Judiciário mato-grossense. Perri lembrou que a prioridade são os cursos de gestão de pessoas e de processos, tanto para magistrados quanto para servidores. “Quem sabe gerenciar melhor vai administrar melhor”, prevê.
 
O presidente anunciou que está estudando a criação de uma bolsa estudo, que inicialmente beneficiaria 500 servidores que não possuem curso de graduação. Segundo o presidente, há muitos servidores lotados em comarcas que não possuem curso superior, e que se já é difícil pagar a mensalidade da faculdade, fica ainda mais difícil arcar com o deslocamento. “Vou levar o projeto ainda este ano para o Pleno”.
 
O presidente também revelou o interesse em criar o auxílio saúde, já que verificou que boa parte dos servidores não possui plano de saúde particular. O presidente lamentou a situação da saúde pública no Estado e disse que a criação de um auxílio saúde traria uma melhora de vida significativa na vida do servidor.
 
A renovação e ampliação da biblioteca do Poder Judiciário também foi anunciada por Perri. Ele destacou a importância de disponibilizar bons livros para que os servidores possam se aprimorar. Mas segundo ele os investimentos também serão em obras virtuais, para atender os servidores do interior.
 
Ao final do encontro, a gestora da Comarca de São José do Rio Claro (315 km a médio-norte de Cuiabá), Zenaide Silva Venâncio, disse que esta gestão está promovendo um diferencial quando o assunto é capacitação. Zenaide diz que os cursos têm ajudado os gestores a administrar melhor as comarcas. Também têm trazido conhecimentos novos, necessários para a rotina de trabalho que o cargo exige. “O presidente Orlando Perri está de parabéns”.
 
Eliane Ruff Rebelatto, da Comarca de Água Boa (730 km a leste de Cuiabá), disse que Perri é o presidente a quem os servidores têm mais acesso. Gestora geral da comarca desde 2004, ela disse que em outra oportunidade que esteve com os gestores em Cuiabá eles pediram e foram recebidos no gabinete, o que a surpreendeu.
 
A gestora diz que além de cumprimento de metas e resultados, os cursos de liderança ofertados pelo Tribunal de Justiça também procuram mostrar a importância de se dedicar um tempo à família, ao lazer, à saúde. Também procuram ajudar as pessoas a encontrarem a melhor função de acordo com o seu perfil. “É importante que a pessoa esteja no lugar certo, para se sentir feliz”, observa.
 
 
 
 
Nadja Vasques
Coordenadoria de Comunicação do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br
(65) 3617-3393/3394