Enquete
Fechar
Enquetes anteriores

Poder Judiciário de Mato Grosso

 
Notícias

27.03.2015 16:42

Servidores elogiam ação da Caravana da Saúde
Compartilhe
Tamanho do texto:
Os servidores da Comarca de Chapada dos Guimarães (67km ao norte de Cuiabá) puderam dar uma atenção maior às questões relacionadas ao bem-estar, na manhã desta sexta-feira (27 de fevereiro), com a chegada da Caravana da Saúde. O projeto é realizado pelo Programa Bem Viver, do Tribunal de Justiça (TJMT), e tem percorrido os municípios do Estado levando informação, tirando dúvidas e realizando exames básicos para prevenir doenças dos servidores dos Fóruns.
 
Muitas vezes as doenças são silenciosas e para evitar maiores surpresas a Caravana da Saúde dispõe de um ambulatório itinerante com médicos, enfermeiros, nutricionistas, psicólogos e dentistas para garantir qualidade de vida e melhorar o desempenho dos funcionários no local de trabalho.
 
De acordo com a enfermeira do Bem Viver, Alessandra Medina, a Caravana da Saúde tem como finalidade detectar as doenças crônicas não transmissíveis que hoje acometem a maioria da população e que podem trazer danos à saúde. “A gente vem em busca desses dados para orientar os servidores para que eles procurem atendimento para terem uma qualidade de vida melhor. Temos uma parceria com as Secretarias Municipais de Saúde, que colhem o sangue para teste de glicemia, colesterol e triglicerídeos. Verificamos pressão arterial, peso, altura, medimos a circunferência abdominal e fazemos um teste psicológico e também de saúde bucal”, explicou.
 
Além de todo esse procedimento os funcionários preenchem uma ficha de saúde com os dados de cada pessoa. Depois da coleta é feito uma devolutiva individual para o servidor, onde ele poderá consultar o seu estado geral de saúde, com os encaminhamentos corretos para cada pessoa.
 
Para a diretora-geral da Comarca de Chapada dos Guimarães, Luzinete Alves de Souza Melo, o Programa Bem Viver é um diferencial para a saúde dos servidores da unidade judiciária e chegou em boa hora. Ela também fez a coleta de sangue para os exames, acompanhamento psicológico, a análise do peso e da medida da circunferência abdominal. “A gente deixa passar batido coisas básicas que nós temos que cuidar com relação ao que podemos fazer e o que não podemos fazer”, disse.
 
A diretora falou também da importância das palestras, que falam da prevenção das doenças como diabetes e hipertensão. “As palestras foram muito interessantes e esclarecedoras. Todos os servidores ficaram empenhados desde que souberam que a Caravana ia chegar aqui. Hoje há uma preocupação muito grande com relação à saúde, então todos estão querendo saber como proceder diante das orientações que irão receber. A Caravana chegou em boa hora para a nossa comarca”.
 
Luzinete falou também que o Fórum de Chapada possui profissionais credenciados pelo Tribunal de Justiça de Mato Grosso, como fisioterapeuta e psicólogo, que acompanham o servidor no dia a dia. “Isso tem sido muito bom, pois temos ginástica laboral e acompanhamento psicológico direcionado para o servidor. Melhorou muito a qualidade dos funcionários no trabalho para que ele desempenhe a devida atividade jurisdicional. São ações que o Tribunal tem feito pra nos atender e recebemos de bom grado. A gente percebe que o Poder Judiciário mato-grossense está preocupado com o servidor”.
 
Responsável por levar informações de prevenção e orientar os servidores, a médica Mônica Igreja Leite da Fonseca proferiu palestra sobre hipertensão, diabete e doenças metabólicas. “O importante é a gente prevenir e não ficar doente. O mais importante é alertar, falar dos fatores de risco”. Mônica esclareceu ainda sobre o uso crônico de remédios como anti-inflamatórios, usados sem receita médica, além dos malefícios do uso em excesso do sal, que ocasiona o aumento da pressão arterial.
 
Oficial de justiça há 30 anos, 24 deles no município de Chapada, Josué Pereira dos Santos avaliou a iniciativa do Judiciário como excelente. “Estou há 30 anos na função e vejo que realmente o Tribunal está preocupado com a saúde do servidor. No meu caso há muito tempo estava precisando fazer uns exames e fiz alguns aqui. Os servidores necessitam desse apoio porque nem todos têm condições de arcar com plano de saúde. Precisamos e agradecemos muito essa iniciativa e que assim continue porque às vezes o dia a dia é estressante e, sabendo como está nossa saúde, vamos nos cuidando”.
 
A ação de levar saúde a quem está longe dos grandes centros tem sido uma boa alternativa, principalmente para os trabalhadores. Como é o caso de Vera Lúcia Araújo, que trabalha há seis anos no Fórum de Chapada como telefonista. Ela diz que a Caravana é importante porque não precisam se deslocar para Cuiabá para fazer esses exames básicos. “A gente ia ter que faltar emprego e prejudicar o trabalho para ir ao médico. Para atendermos bem os clientes que chegam aqui precisamos estar com a saúde em dia”.
 
A responsável pelo eixo qualidade de vida do Programa Bem Viver e pelas Caravanas da Saúde, Anna Preuss, informou que foram 29 o número de atendimentos na comarca e que cerca de 30 municípios ainda receberão o atendimento itinerante de saúde. Os próximos serão Campo Novo do Parecis e Sapezal, no fim do mês de abril.
 
“Os servidores se sentem valorizados e sempre temos uma ótima receptividade por parte deles. O nosso principal objetivo é levar o que a gente tem para as comarcas mais distantes. Temos o ambulatório na sede do TJ e as comarcas próximas se beneficiam disso, mas no caso das que ficam mais afastadas levamos atendimento de forma itinerante”.
 
Leia matéria correlata:
 
Servidores de Cuiabá aprovam Caravana da Saúde
 
 
Coordenadoria de Comunicação do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br
(65) 3617-3394/3409