Enquete
Fechar
Enquetes anteriores

Poder Judiciário de Mato Grosso

 
Notícias

24.04.2015 17:57

Conhecimento é foco de seminário internacional
Compartilhe
Tamanho do texto:
“À medida que vamos tendo domínio do saber e do conhecimento, isso evidentemente vai impactar na nossa atividade. A partir da realização deste evento, certamente vamos produzir decisões ainda mais justas, mais rentes à realidade social”, afirmou o desembargador Márcio Vidal na abertura do Seminário Internacional da Integração do Agronegócio com o Sistema Judicial, na quinta-feira (23 de abril), em Cuiabá.
 
Márcio Vidal é coordenador do Centro de Estudos da América Latina e idealizador do evento. Para o desembargador, o principal ganho é a melhor compreensão dos magistrados para a hora do julgamento. “A principal atividade econômica e financeira de Mato Grosso é o agronegócio. Então nós precisamos conhecer melhor essa realidade para que saibamos conduzir nossas decisões sem causar um impacto maléfico que possa acabar destruindo um sistema. É lógico que há muito a ser feito, mas o diálogo iniciado já é um começo e com certeza quem ganhará com isso é a sociedade", defendeu.
 
O magistrado conta que o Poder Judiciário está sempre em busca do conhecimento. “No passado, desenvolvemos estudos na área de meio ambiente, de tributos e este ano estamos tratando do agronegócio. No futuro, pretendemos navegar em outras áreas, como a saúde, com o intuito único e exclusivo de adquirir conhecimento. Não há nenhuma nação que possa se desenvolver e superar crises sem o conhecimento”, salientou.
 
Segundo o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato), Rui Carlos Ottoni Prado, Mato Grosso é um estado protagonista na produção de alimentos no país. “Somos o maior produtor em muitas culturas e ao mesmo tempo temos um grande desafio ambiental de preservar as florestas e os biomas do nosso Estado. Sendo assim, fatalmente a Justiça terá que definir o certo e o errado numa relação comercial tão ampla como é a dos produtores rurais”, analisou.
 
De acordo com o presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, desembargador Paulo da Cunha, os processos que chegam ao judiciário são referentes a royalties de sementes, questões contratuais e questões ambientais. O governador do Estado, Pedro Taques, acrescenta a essa lista casos de regularização fundiária e pagamento de dívidas.
 
Lançamento – Após solenidade de abertura, houve o lançamento dos anais do ‘Seminário sobre o Desenvolvimento Econômico do Estado de Mato Grosso e seus reflexos no Sistema Judicial’, evento realizado em 2014. "Os anais dizem respeito ao evento que tivemos em Sorriso, no ano passado. Todas as palestras foram transpostas para esse livro, para que aqueles que não estiveram presentes possam consultá-las”, explicou a desembargadora Marilsen Andrade Addario.
 
“Esse é o registro das primeiras trocas de informações e de experiências entre o universo do agronegócio e o sistema judicial. Acredito que muitas outras contribuições surgirão ao longo das trilhas traçadas e dos caminhos abertos”, acrescentou o desembargador Márcio Vidal.
 
O Seminário Internacional da Integração do Agronegócio com o Sistema Judicial é realizado pela Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato) e pelo Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJ-MT), de 23 a 25 de abril. O público-alvo é formado por produtores rurais, magistrados, advogados, representantes do agronegócio e estudantes de direito e de agronomia.
 
Confira a programação completa do evento aqui
 
Leia matérias já publicadas sobre o assunto:

Magistrada lança projeto de Mediação em Seminário
 
Mailson da Nóbrega faz um panorama da economia

Seminário visa integrar magistrados e produtores
 
 
Assessoria de Comunicação CGJ-MT | Fotos: Josi Pettengill e Famato
corregedoria.comunicacao@tjmt.jus.br
(65) 3617-3571/3777