Enquete
Fechar
Enquetes anteriores

Poder Judiciário de Mato Grosso

 
Notícias

25.06.2015 15:52

Magistrados de SP enaltecem importância de evento
Compartilhe
Tamanho do texto:
Convidado para palestrar no II Encontro dos Juízes Coordenadores das Centrais e dos Centros Judiciários de Soluções de Conflitos e Cidadania de Mato Grosso, que está sendo realizado na Escola Superior da Magistratura do Estado (Esmagis), o desembargador José Roberto Neves Amorim, membro do Tribunal de Justiça de São Paulo e presidente do Fórum Nacional de Mediação e Conciliação (Fonamec), enalteceu o judiciário mato-grossense, que tem se destacado nesta temática. “Mato Grosso é um Estado que está muito avançado no que diz respeito à conciliação e mediação, aceitou essa questão de forma satisfatória e vem implantando muito bem essa política”.
 
Em sua palestra, José Roberto Neves de Amorim falou sobre “Mediação e Conciliação e o Novo Código de Processo Civil”. Ele citou a experiência exitosa do estado de São Paulo, que já implantou 133 Centros Judiciários de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc). “Temos instalado um Cejusc a cada 15 dias e essa experiência tem demonstrado que as pessoas estão começando a entender que a cultura, a pacificação da harmonização chegou definitivamente e as pessoas estão aceitando, porque havia muita resistência. Hoje efetivamente se consolidou”.
 
Sobre Mato Grosso se destacar nacionalmente em relação aos números positivos que vem apresentando nesta ceara, o magistrado diz ficar muito satisfeito. “A gente fica muito feliz de chegar num estado como Mato Grosso e olhar e falar que estamos no caminho certo, estamos juntos. O juiz Hildebrando está tratando essa política como uma questão importante e é realmente a política do futuro”, destacou.
 
Outra convidada a participar do evento foi a juíza da Segunda Vara de Família e Sucessões e coordenadora do Cejusc da Comarca de São Vicente, em São Paulo, Vanessa Aufiero da Rocha. Ela aponta que cada vez mais o judiciário está buscando ficar mais próximo da sociedade para resolver os conflitos. A juíza, que no período da tarde ministrou a “Oficina de Parentalidade e Divórcio: um relevante instrumento para a harmonização e a estabilidade das relações familiares”, conta que é muito importante participar de um evento como este e prazeroso ao saber que a oficina está percorrendo o Brasil levando essa questão sobre família.
 
“Vivemos um momento de transformação no judiciário que não é mais visto apenas como um aplicador do direito, mas como um construtor da paz, que se vale de novos mecanismos para mudar a mentalidade das pessoas, para prepará-las para cultura da paz e a oficina de parentalidade é mais um desses instrumentos disponíveis para que isso aconteça”, discorreu.
 
 
Na ponderação da magistrada, a iniciativa em se realizar eventos como este é de grande relevância, pois isso só revela o momento que o judiciário vive, de verdadeiro protagonista da cultura de paz. Por isso, é importante que esses movimentos ocorram para institucionalizar efetivamente essa cultura de paz no nosso país”, finalizou.
 
O encontro está sendo realizado pelo Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), por meio do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Soluções de Conflitos (Nupemec). Participam das palestras e oficinas desembargadores, magistrados e servidores do Poder Judiciário.
 
Confira AQUI a programação completa do evento.
 
Encontro reunirá juízes coordenadores de Cejuscs
 
Coordenadoria de Comunicação do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br
(65) 3617-3393/3394/3409