Enquete
Fechar
Enquetes anteriores

Poder Judiciário de Mato Grosso

 
Notícias

01.09.2015 18:44

Universitários visitam TJMT e recebem glossário
Compartilhe
Tamanho do texto:
Por meio do projeto Nosso Judiciário, que visa aproximar o Poder Judiciário Mato-grossense da população, 30 universitários do 4º semestre de Direito da Unic Pantanal conheceram melhor o funcionamento da Justiça Estadual nesta terça-feira (1º de setembro). Eles participaram de visita guiada pelas dependências do Tribunal de Justiça de Mato Grosso e assistiram a julgamentos da Primeira Câmara Cível, onde foram recebidos pelos desembargadores Sebastião Barbosa Farias, João Ferreira Filho e pela juíza convocada Helena Maria Bezerra Ramos.
 
Pela primeira vez na história do projeto os magistrados suspenderam alguns minutos a sessão judicial para proporcionar um contato mais próximo com os visitantes.
 
Os acadêmicos também foram recebidos pelo presidente do TJMT, desembargador Paulo da Cunha, que entregou nas mãos de cada estudante um glossário jurídico elaborado pela gestão especialmente para acadêmicos de Direito. Esse dicionário técnico foi construído para aproximar a Justiça da sociedade. “Esta obra é bem explicativa e permite ao cidadão conhecer melhor o Poder Judiciário, como ele funciona, como é composto, as formas de julgamentos e os termos jurídicos”, enfatizou.
 
O material foi tão bem elaborado que é desejado inclusive pelos assessores de magistrados. Para o diretor do Espaço Memória, Neif Feguri Neto, que acompanhou todo o processo de pesquisa para a confecção do material, o glossário vai contribuir inclusive com a formação da carreira jurídica dos estudantes, com o exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e até para concursos públicos.
 
Além de entregar o glossário, o desembargador Paulo da Cunha fez questão de dar um conselho aos acadêmicos. “Toda faculdade exige muita leitura e o curso de Direito exige ainda mais. Por isso, não desperdicem tempo, porque ele não volta atrás, e aproveitem ao máximo. O maior conhecimento a gente adquire pela leitura e por meio dela evoluímos como profissionais e cidadãos”, orientou. Ele disse ainda que as portas do TJMT estão sempre abertas tanto para os estudantes como para toda a sociedade. “Temos a vontade de mostrar à população, de forma transparente, tudo aquilo que fazemos”, destacou.
 
Durante a visita os estudantes também contemplaram a pinacoteca do Tribunal de Justiça. Outro lugar pelo qual os estudantes passaram foi o Espaço Memória, muito rico em conteúdo. O memorial é uma espécie de museu onde ficam coisas antigas que eram relacionadas ao dia-a-dia dos magistrados. Lá eles puderam conhecer a história centenária do Poder Judiciário, contemplando atas, livros, quadros e móveis do Tribunal do Júri dos anos de 1960.
 
A programação incluiu ainda conhecer o trâmite do processo, desde o protocolo até a distribuição nas secretarias das câmaras. A visita foi guiada pelo assessor de relações públicas e cerimonialista do TJMT, Florêncio Beserra Filho. Ele explicou que esta é uma meta da atual gestão para propiciar a vivência do acadêmico de direito com seu futuro espaço de trabalho, “tendo em vista que trabalharão aqui sendo magistrados, assessores jurídicos, advogados, defensores públicos, promotores de Justiça ou procuradores”, frisou.
 
Os estudantes adoraram a experiência. Gabriel Mendonça gostou do contato com os desembargadores. “Essa visita dá um norte para quem está começando a faculdade e não tem noção nenhuma e nunca teve contato com o Judiciário”, destacou. Paula Wobeto se encantou com os plenários. “É magnífico conhecer os plenários onde são feitas várias jurisprudências! Incrível ver o Direito sendo aplicado! Isso aqui tem um significado muito bom para nós que estamos começando. Esse é um projeto que mostra transparência e dá maior credibilidade para a instituição”, frisou.
 
Projeto Nosso Judiciário - Além do glossário jurídico, o projeto Nosso Judiciário também confeccionou cartilhas com linguagem infantil e outras com linguagem para adolescentes falando dos juizados especiais. Estas serão distribuídas a alunos do ensino fundamental e médio de escolas públicas na Capital. Todas as terças-feiras e quartas-feiras novas turmas de universitários vão participar do tour pela instituição e assistirão a sessões cíveis ou criminais. “Quanto mais alunos o projeto alcançar, melhor”, frisa Neif Feguri Neto.
 
Leia mais:
 
Estudantes recebem cartilhas do ‘Nosso Judiciário
 
 
Texto: Glaucia Colognesi / Fotos: Lourival Bernardes
Coordenadoria de Comunicação do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br
(65) 3617-3393/3394/3409