Enquete
Fechar
Enquetes anteriores

Poder Judiciário de Mato Grosso

 
Notícias

28.10.2015 17:49

Fórum de Cuiabá ganha consultório odontológico
Compartilhe
Tamanho do texto:
Os servidores que trabalham no Fórum da Capital terão a partir desta quarta-feira (28 de outubro) dois consultórios odontológicos para fazer diversos tipos de tratamento. No local será possível realizar limpeza, restauração, extração, tratamento de canal e cirurgias que não forem complexas. Tudo será ofertado sem nenhum custo.
 
O espaço foi inaugurado pelo presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, desembargador Paulo da Cunha, pelo presidente do Sindicato dos Servidores do Poder Judiciário de Mato Grosso (Sinjusmat) – parceiro na ação – Rosenwal Rodrigues dos Santos, pela corregedora-geral da Justiça, desembargadora Maria Erotides Kneip, e pela diretora do Fórum, juíza Edleuza Zorgetti Monteiro da Silva.
 
Todos os serviços ofertados no local serão extensivos aos cônjuges, filhos e pais de servidores. “Nós estamos muito felizes de hoje, Dia do Servidor Público, estar aqui entregando este serviço a todos, juntamente com o Sinjusmat, que tem sido parceiro desta gestão. Nestes nove meses à frente da administração do Tribunal de Justiça temos lutado muito para proporcionar a nossos servidores o que há de melhor. Temos limitações orçamentárias, afinal, o país atravessa por uma crise econômica e política, mas estamos indo em frente, porém, com prudência”, destacou o presidente Paulo da Cunha.
 
O desembargador ressaltou que a administração está sempre preocupada com o bem-estar dos servidores. “Servidor feliz presta um melhor serviço ao cidadão. Estamos somando esforços para sempre proporcionar o melhor, daí a importância do apoio do sindicato neste trabalho. Sempre digo: quem quer ir rápido, vai sozinho; quem quer ir longe, vai em companhia”.
 
Para que os consultórios fossem montados o Sinjusmat adquiriu os equipamentos necessários, todos novos. Eles dispõem de cadeiras próprias para o atendimento e esterilizadores de ar que controlam a proliferação de microorganismos e reduzem a possibilidade de infecções nos pacientes. Os dois gabinetes têm instrumental de ponta, comparado ao ofertado nos consultórios particulares. Em contrapartida o TJMT contribui oferecendo a equipe de atendimento e os materiais necessários para a realização dos procedimentos.
 
“O Sinjusmat mantém esta parceria com o Tribunal de Justiça desde 2005, ou seja, tem anos que estamos trabalhando juntos em prol do servidor. Começamos com a clínica do sindicato e estendemos para a Comarca de Várzea Grande. Agora com essa parceria com o presidente Paulo da Cunha, estendemos aos servidores do Fórum da Capital. Já disse ao desembargador que o Sinjusmat está pronto para começar a levar equipamentos para as comarcas polo no interior do estado, a fim de atender os servidores que lá necessitam”, garantiu o presidente do Sinjusmat.
 
Ele ressalta que a oferta deste tipo de serviço no local de trabalho traz dois ganhos para o servidor. O primeiro deles é com relação à economia. Como os serviços são gratuitos, os servidores não terão que gastar em clínicas particulares. O segundo ganho é a facilidade, já que o atendimento é no local de trabalho, fazendo com que o servidor não tenha que se deslocar ou até mesmo faltar ao trabalho para conseguir tratamento.
 
O atendimento será ofertado todas as segundas, terças, quintas e sextas-feiras, sempre no período da tarde. A expectativa é atender cinco pacientes agendados por dia, além dos casos de emergência e encaixe.
 
A dentista Maura Saidd Ornellas, que irá atender no consultório do Fórum, orienta os servidores a procurarem o serviço mesmo que não estejam com nenhum tratamento para fazer, já que um check up evita transtornos maiores. “Se a pessoa não tiver nenhum problema que necessite de acompanhamento periódico e tiver um bom cuidado bucal, ela deve procurar o dentista a cada oito meses. Se o cuidado for médio, a cada seis meses, e crianças, a cada três meses”.
 
A instalação dos consultórios odontológicos coaduna com o preconizado na Resolução 207/2015 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que institui a Política de Atenção Integral à Saúde de Magistrados e Servidores do Poder Judiciário e tem o objetivo de uniformizar o tratamento do tema em todo o país, garantindo que os profissionais do Judiciário tenham acesso a um ambiente de trabalho seguro e saudável. Conforme a Resolução, as ações devem contemplar todos os magistrados e servidores, bem como seus dependentes, a partir de uma abordagem mais humana e participativa na gestão.
 
Leia matérias correlatas sobre o assunto:
 
TJMT prima pela qualidade de vida do servidor
 
Justiça em Números: reflexo do trabalho em equipe
 
Banner animado das ‘selfies’ está no Portal do TJ
 
 
Janã Pinheiro / Fotos: Tony Ribeiro – F5
Coordenadoria de Comunicação do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br
(65) 3617-3393/3394/3409