Enquete
Fechar
Enquetes anteriores

Poder Judiciário de Mato Grosso

 
Notícias

29.04.2016 18:47

Semana da Adoção começa na próxima segunda-feira
Compartilhe
Tamanho do texto:
Associação Mato-grossense de Pesquisa e Apoio à Adoção (Ampara) em parceria com a Corregedoria-Geral da Justiça de Mato Grosso (CGJ-MT), a Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social (Setas), o Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente de Mato Grosso (CEDCA-MT) e a Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT). A abertura oficial será realizada às 9h, no Teatro Zulmira Canavarros, em Cuiabá.
 
 
Na abertura, será divulgado o resultado do IV Concurso de Redação sobre a adoção. Serão premiados quatro alunos entre 6° e 9° ano do ensino fundamental, de 24 escolas públicas e privadas, sendo um ganhador de cada série. Os estudantes que conquistaram o primeiro lugar receberão um notebook e os professores ganharão um televisor e um smartphone. O concurso começou no fim de 2015, promovido pela Ampara. Em março, os professores foram capacitados e apresentaram o projeto aos estudantes. No mês de abril as redações foram entregues e em seguida analisadas por uma comissão composta por um professor, um advogado e uma psicóloga.
 
De acordo com a gestora e fundadora da Ampara, Lindacir Rocha Bernadon, as escolas participantes recebem um certificado. "Nós convidamos todas as escolas a participarem do concurso de redação, mas somente quem efetivamente participa ganha o certificado de Escola Amiga da Adoção", explica.
 
 
No dia 4 de maio, ocorre o Seminário Proteção Integral, das 8h às 18h, no Auditório da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional de Mato Grosso (OAB-MT). Os interessados em participar podem se inscrever aqui, até o dia 3. "Todos os eventos são abertos ao público, porém, para o seminário será necessário fazer inscrição, pois ele é limitado a 200 vagas", conta Lindacir.
 
No período da manhã, haverá a palestra 'Proteção Integral: os fragmentos de sua operacionalização', ministrada pela psicóloga especialista em adoção Suzana Schettine, com início às 8h. À tarde, ocorrem duas mesas de debate. A primeira, sobre o 'Direito à convivência familiar e comunitária', terá participação do juiz auxiliar da CGJ-MT Luiz Octávio Saboia e da defensora pública de Várzea Grande Cleide Nascimento, com início às 13h30. Na segunda, será debatido o 'Diálogo entre a proteção integral e a proteção social' com a participação da técnica da Setas Christina Guimarães, da presidente do CEDCA, Annelyse Cândido, e da assistente social da Ampara, Denise Campo.
 
No dia 5 de maio haverá uma audiência pública com o tema 'Responsabilidade e desafios na promoção do direito à família', no auditório Milton Figueiredo, na Assembleia Legislativa, a partir das 9h. A pauta inclui a preparação dos adolescentes que tem dificuldade para serem adotados e os desafios da adoção, como a inserção em família de grupos de irmãos, as crianças mais velhas e que têm deficiência. "Nosso interesse é despertar para a conscientização de que existem crianças para adoção, romper com os mitos e preconceitos", destaca Lindacir.
 
No dia 7 de maio, as atividades serão realizadas no 'Vem pra Arena', na Arena Pantanal. O 'Adoçarte - Adoção, família e diversão' pretende fazer um encontro entre as famílias adotivas para uma tarde de lazer, além de promover a interação e também divulgar a adoção para toda a sociedade.
 
Fechando a programação, a Caminhada da Adoção será no dia 22 de maio, às 17h, no Parque Tia Nair. “Esse mês é sempre muito esperado, pois, além de comemorarmos o Dia Nacional da Adoção em 25 de Maio, aproveitamos para divulgar para a comunidade a importância do tema e os procedimentos para a adoção. Preparamos uma programação com muito carinho na expectativa de contarmos com o apoio de todos, inclusive da rede de proteção, para reforçarmos a mensagem de que adotar é um ato de amor”, finaliza a secretária executiva da Comissão Estadual Judiciária de Adoção, Elaine Zorgetti.
 
 
Assessoria de Comunicação CGJ-MT
corregedoria.comunicacao@tjmt.jus.br
(65) 3617-3571/3777