Enquete
Fechar
Enquetes anteriores

Poder Judiciário de Mato Grosso

 
Notícias

25.05.2016 08:04

Integração de sistemas oferece mais confiabilidade
Compartilhe
Tamanho do texto:
A partir de junho, o Processo Judicial Digital (Projudi) estará integrado ao Sistema de Gestão da Primeira Instância (SGPI), proporcionando maior confiabilidade e celeridade na emissão de relatórios de produtividade dos juízes leigos e conciliadores credenciados nos juizados especiais. A integração foi autorizada pela corregedora-geral da Justiça, desembargadora Maria Erotides Kneip, atendendo a um pedido do Departamento de Apoio aos Juizados Especiais (Daje).
 
A corregedora considerou que a ferramenta trará muitos benefícios, além de fiscalizar a produtividade dos 93 juízes leigos e 160 conciliadores credenciados atualmente pelo Poder Judiciário Estadual, que atuam nos juizados especiais. De acordo com a diretora do Daje, Gracélia Terezinha Paim de Castro, o primeiro passo foi inserir no SGPI as informações dos juízes leigos e conciliadores. “Os dados de todo o Estado eram armazenados em uma planilha de Excel e, a partir do próximo mês, estarão cadastrados no sistema”, contou, lembrando que apenas algumas informações já constavam no SGPI. 
 
Em seguida, foi preciso desenvolver uma ferramenta para que os lançamentos no Projudi sejam automaticamente transferidos para o SGPI. “O lançamento da produtividade no sistema SGPI era manual. A partir da automatização, assim que o conciliador finalizar a audiência ou o juiz homologar a sentença do juiz leigo, a informação será transferida diretamente ao sistema de gestão. Com isso, poderemos verificar a produção diária dos credenciados”, informou Gracélia de Castro.
 
Segundo a diretora do Daje, essas informações são a base da remuneração dos juízes leigos e conciliadores, que recebem de acordo com a produtividade. O projeto foi desenvolvido em parceria com o Departamento de Aprimoramento da 1ª Instância (Dapi).
 
 
Ana Luíza Anache
Assessoria de Comunicação CGJ-MT
corregedoria.comunicacao@tjmt.jus.br
(65) 3617-3571/3777