Enquete
Fechar
Enquetes anteriores

Poder Judiciário de Mato Grosso

 
Notícias

25.05.2016 17:39

PJe: Oficiais de Justiça de VG fazem capacitação
Compartilhe
Tamanho do texto:
Olhos atentos à tela do computador e concentração total, este foi o comportamento dos oficiais de Justiça da Comarca de Várzea Grande, nesta terça-feira (24 de maio) durante o treinamento sobre o Processo Judicial Eletrônico (PJe), realizado na Escola dos Servidores do Poder Judiciário de Mato Grosso.
 
O grupo, formado por 46 oficiais, dividido em duas turmas, que receberam as capacitações das 8h às 12h e das 14h às 18h. O treinamento tem como propósito preparar os servidores que atuam na comarca para manusear a ferramenta, que será implantada no dia 13 de junho. Em princípio, o PJe será instalado na 1ª, 2ª e 3ª Varas Cíveis, 1ª, 2ª e 3ª Varas Especializadas da Fazenda Pública, 1ª, 2ª e 3ª Varas Especializadas de Famílias e Sucessões e Vara Especializada em Direito Bancário.
 
Há 25 anos trabalhando na função de oficial de Justiça, João Lara de Souza, tem uma boa expectativa do novo sistema adotado pelo Poder Judiciário do Estado. “Acredito que a modernização da Justiça trará mais facilidade para o meu dia-a-dia e benefícios diretos na prestação jurisdicional. Celeridade que irá afetar tanto as atividades internas da secretaria como externas que eu realizo”, pontua.
 
O ponto mais interessante da plataforma, para a oficial Arlene Iris da Costa, é a mobilidade que a ferramenta confere. “Com o PJe posso realizar minhas tarefas em qualquer parte da cidade, sem ter que ficar presa à Central de Mandados. Até mesmo de casa conseguirei trabalhar. Nesse primeiro contato estou conhecendo os itens que irei manejar, mas creio que com a prática me adaptarei rapidamente”, afirma.
 
Para o oficial Manoel Marçal Lemes do Prado, toda tecnologia é bem-vinda. “Todos os instrumentos que contribuam para a melhoria da prestação de serviços jurisdicionais serão bem recebidos pelos seus colaboradores, a exemplo do PJe. Entretanto, não há como dizer que não teremos dificuldades no começo, mas em pouco tempo estaremos preparados para esta inovação do Judiciário”, frisa.
 
O instrutor do curso, Rosivaldo Rodrigues, ressalta que o manuseio da ferramenta é que irá dar confiança nas atividades cotidianas. “Este é o segundo contato dos oficiais de Várzea Grande com o sistema PJe, eles já receberam palestra sobre o assunto, mas realizar a teoria é bem diferente da prática. Situação que irão tirar de letra quando utilizarem regularmente a ferramenta”, explica.
 
Os próximos a receber os treinamentos serão os servidores da Secretaria da Comarca de Várzea Grande. No dia 31 de maio e 1º de junho será ofertado à primeira turma. A segunda turma será capacitada nos dias 02 e 03 de junho.
 
Na sequência, serão qualificados nos dias 07 e 08 de junho, duas turmas de advogados, entre às 9h e 12h. E outras duas de defensores, promotores e procuradores, das 14h às 18h, no auditório Gervásio Leite, localizado no TJMT.
 
Cronograma – Nesta quarta-feira (25 de maio) serão capacitados os oficiais de Justiça da Primeira e Segunda Turma de Câmaras Cíveis Reunidas de Direito Privado, nos períodos matutino e vespertino, das 8h às 12h e das 14h às 18h, na Escola dos Servidores.
 
Leia mais:

Oficiais de Justiça recebem capacitação sobre PJe
 
PJe: servidores de 4 comarcas são capacitados
 
Juízes recebem treinamento do PJe nesta segunda
 
Viviane Moura
Coordenadoria de Comunicação do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br
(65) 3617-3393/3394/3409