Enquete
Fechar
Enquetes anteriores

Poder Judiciário de Mato Grosso

 
Notícias

26.08.2016 16:39

Presidente do CCOGE prestigia posse em Brasília
Compartilhe
Tamanho do texto:
A presidente do Colégio Permanente de Corregedores-Gerais dos Tribunais de Justiça do Brasil (CCOGE) e corregedora-geral da Justiça de Mato Grosso, Maria Erotides Kneip, prestigiou a posse do ministro João Otávio de Noronha no cargo de corregedor nacional de Justiça, na noite de quarta-feira (24/8), em cerimônia realizada na sede do Superior Tribunal de Justiça (STJ). A desembargadora representou também o Poder Judiciário Estadual na solenidade em Brasília.
 
Em seu discurso, o ministro lembrou que apesar de historicamente o trabalho das corregedorias estar associado à atividade de fiscalização, os compromissos da Corregedoria com o Poder Judiciário são mais amplos. “Não pode o corregedor, apressadamente, se manifestar sobre os casos ou atos praticados pelos integrantes da magistratura sem antes investigar. Não é hora mais de estarmos na mídia adjetivando os nossos magistrados, mas de investigar com isenção. Não prego de forma alguma tolerância com a corrupção, com a leniência, com a preguiça, com a indolência de qualquer magistrado, mas prego o respeito com a atividade”, afirmou.
 
Por sua vez, a ministra Nancy Andrighi fez um breve resumo de sua atuação à frente da Corregedoria Nacional de Justiça e destacou o desafio de analisar mais de 13 mil procedimentos em dois anos e também a modernização de expedientes. “Implantar o sistema de correição e inspeção virtual para mim era um sonho. É por essa razão que sistematicamente repito: é proibido ao juiz envelhecer”, disse.
 
Para a presidente do CCOGE, desde sua criação, a Corregedoria Nacional de Justiça desempenha papel fundamental na atividade do Primeiro Grau de Jurisdição. “Tenho certeza que o ministro Noronha dará sequência ao belíssimo trabalho desenvolvido pela ministra Nancy, sobretudo no que se refere ao fortalecimento das escolas de formação da magistratura, o que vai impactar diretamente na qualidade da prestação jurisdicional ao cidadão”, salientou.
 
Ministro do STJ desde 2002, Noronha ficará afastado dos julgamentos da 3ª e da 2ª Seção pelos próximos dois anos. O ministro já ocupou a função de corregedor-geral da Justiça Federal, de 2011 a 2013, e de corregedor-geral da Justiça Eleitoral, entre 2013 e 2015.
 
 
Mariângela Sólla López (com informações do CNJ)
Assessoria de Comunicação CGJ-MT
corregedoria.comunicacao@tjmt.jus.br
(65) 3617-3571/3777