Enquete
Fechar
Enquetes anteriores

Poder Judiciário de Mato Grosso

 
Notícias

09.11.2016 16:15

Cuiabá sedia a partir de hoje IV Fonamec
Compartilhe
Tamanho do texto:
Cuiabá sedia nesta quarta, quinta e sexta-feira (9 a 11 de novembro) o IV Fórum Nacional da Mediação e Conciliação (Fonamec), no Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT). O fórum tem o objetivo de implementar a mediação e a conciliação nos estados e no Distrito Federal, buscando fomentar a cultura da paz. Toda a programação será transmitida ao vivo pelo Portal do TJMT (www.tjmt.jus.br).
 
No Fonamec são discutidas propostas para a criação e alteração de leis, regulamentos e procedimentos. O Fórum busca ainda o desenvolvimento de sistemas de informação, portais e canais de comunicação. O evento é uma grande oportunidade de magistrados e servidores que atuam com mediação e conciliação aperfeiçoarem a utilização de métodos consensuais de resolução de conflitos por meio de intercâmbio de experiências.
 
O Fonamec é ainda um espaço importante para a melhoria da articulação e da integração com o Conselho Nacional de Justiça, órgãos de governo e demais entidades de apoio e representação que atuam diretamente no segmento.
 
Criado em 12 de dezembro de 2014, no Encontro Nacional de Núcleos de Conciliação promovido pelo CNJ, o Fonamec já se reuniu por três vezes, em abril e outubro de 2015, na Escola Paulista da Magistratura, e em abril de 2015, também no Tribunal de Justiça de Mato Grosso, trazendo palestras e painéis de grande interesse, e aprovando enunciados orientativos das atividades dos Nupemecs, Cejuscs, conciliadores e mediadores.
 
A nova edição do Fonamec será realizada em um momento muito importante para a mediação e a conciliação, com a entrada em vigor da Lei da Mediação, em dezembro de 2015, e do novo Código de Processo Civil, em março de 2016.
 
Conforme o presidente do Fonamec, juiz Hildebrando da Costa Marques, o Fórum abriu oportunidade para todos os tribunais que manifestaram interesse em apresentar seus trabalhos, tornando este espaço de discussão o mais amplo e democrático possível.
 
O IV Fonamec tem início hoje (9 de novembro), às 19 horas, no Auditório Gervásio Leite, localizado nas dependências do TJMT, com o credenciamento dos participantes. Durante os três dias de encontro serão proferidas palestras por grandes nomes do cenário jurídico nacional quando o assunto é fomentar a cultura da paz por meio de métodos autocompositivos de resolução de conflitos. A primeira delas, na noite de hoje, será proferida pela conselheira do CNJ, Daldice Maria Santana de Almeida. A magistrada, desembargadora federal do Tribunal Regional Federal da 3ª Região, falará sobre os próximos passos na implementação da Política de Tratamento Adequado dos Conflitos.
 
Mais informações sobre as palestras que serão proferidas, bem como os palestrantes que estarão no evento, podem ser obtidas no hotsite do Fonamec - https://fonamec.tjmt.jus.br/, abrigado no Portal do Tribunal de Justiça de Mato Grosso - https://www.tjmt.jus.br/
 
Leia matérias correlatas:
 
Fonamec reúne especialistas em mediação
 
TJMT sedia IV Fonamec a partir do dia 9
 
Juiz de MT recebe troféu em conferência nacional
 
 
Coordenadoria de Comunicação do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br
(65) 3617-3393/3394/3409