Enquete
Fechar
Enquetes anteriores

Poder Judiciário de Mato Grosso

 
Notícias

23.11.2016 11:10

Helena Maria Bezerra Ramos
Compartilhe
Tamanho do texto:
 
Há 27 anos Helena Maria Bezerra Ramos integra o quadro de magistrados do Poder Judiciário de Mato Grosso. Logo que foi empossada, assumiu as Sétima e Oitava Varas Cíveis da Capital como juíza substituta. Posteriormente, passou pelas Comarcas de Jaciara (respondendo pelas Comarcas de Poxoréu, Dom Aquino e Guiratinga), Poconé, Diamantino, Cáceres e participou da instalação da Comarca de São José do Rio Claro. Atualmente jurisdiciona a Oitava Vara Cível de Cuiabá.
 
Formada pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e apaixonada pelo magistério, Helena Maria é professora de Direito desde que concluiu a graduação, e já ministrava aulas particulares durante os estudos. Atualmente leciona Direito Civil e Processo Civil no Instituto Cuiabano de Educação e Cultura (Icec), e também já ensinou na Universidade de Cuiabá (Unic).
 
A magistrada defende que todos os juízes são aptos e devem escrever livros ou lecionar, pois possuem amplo conhecimento do Direito na prática e esse saber deve ser compartilhado. “Uma sentença nada mais é que um bom escrito. Quando o juiz fundamenta, coloca doutrina, jurisprudência nada mais faz do que escrever; só não é do tamanho de um livro, mas é isso que um livro jurídico faz: interpretar. Eu recomendo a todos os juízes”, aconselha.
 
Conheça abaixo as obras da magistrada:
 
100 anos da Família Bezerra em Mato Grosso - Escrita no ano 2000, esta foi a primeira obra da autora e consiste em um livro genealógico que conta a história da vinda de seus avós para Mato Grosso, no ano de 1900. Ela produziu o livro a partir de pesquisas, entrevistas e documentos obtidos com seus familiares. Muitos dos entrevistados participaram da vida do Estado, entre eles uma promotora, médicos, advogados, engenheiros e políticos.
 
 
 
 
 
Contrato de Arrendamento Rural – o livro nasceu da dissertação de mestrado produzida pela magistrada na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), em 2008. O tema relacionado aos contratos agrários foi sugerido pelo desembargador Márcio Vidal por ser de grande relevância no Judiciário e ter correlação com a economia de Mato Grosso. Foram acrescentados conceitos de Direito Processual, jurisprudência, modelos de contrato, dentre outros. A obra foi um sucesso de vendas em todo o país e em 2013 foi produzida a 2ª edição. Novamente, o livro passou por atualizações da autora e recebeu capítulos a respeito do contrato de arrendamento para plantio de cana de açúcar (estatuto açucareiro), terras indígenas e direitos de cidadãos estrangeiros em contratos de arrendamentos.