Enquete
Fechar
Enquetes anteriores

Poder Judiciário de Mato Grosso

 
Notícias

23.11.2016 15:41

Márcio Vidal
Compartilhe
Tamanho do texto:
Márcio Vidal é desembargador do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT). Nascido em Cuiabá, é formado em Direito pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), tendo concluído o curso em 1982.
 
Em 1984 tornou-se magistrado da Justiça Estadual, sendo aprovado no concurso para juiz substituto. Atuou nas comarcas de Barra do Bugres, Várzea Grande, Poconé, Rondonópolis, Chapada dos Guimarães e Cuiabá. Foi promovido a desembargador em 2005, pelo critério de merecimento. Atuou por mais de 30 anos como professor da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e se aposentou este ano (2016), mas continua ministrando aulas de Processo Civil como professor substituto.
 
Apaixonado pela leitura, o desembargador também tem um apreço especial pela escrita. Um ensinamento que recebeu do pai, o desembargador José Vidal. “A minha referência paterna é muito forte. O meu pai é meu ídolo até hoje. Além de homem de princípios, ele sim era escritor nato. Foi professor a vida inteira, advogado, depois magistrado e escreveu algumas obras, a mais importante delas é o ‘Eterno Mestre’. Isso obviamente influencia os filhos. Eu tinha uma ligação muito forte com ele e esse convívio obviamente me influenciou”, explica.
 
O desembargador escreveu o livro ‘Ações e palavras’ e também tem participação em outras obras, como o livro ‘Sistema da Justiça e Direitos Humanos no Âmbito da Violência Familiar’, organizado pela juíza Amini Haddad Campos. Também elaborou um artigo para o livro ‘Direito da Integração do Mercosul’, fruto do Seminário realizado em Poconé no ano de 2012, e escreveu um texto para o livro ‘O Agronegócio de Mato Grosso, Desafios e Perspectivas’.
 
Em breve deve lançar a sua próxima obra, um curso didático de Processo Civil, fruto da experiência de magistrado e de mais de 30 anos na Faculdade de Direito nessa disciplina. “Eu tenho mais ou menos uns quatro volumes de conteúdo para elaborar uma obra especifica sobre esse tema”, mencionou.
 
O desembargador Márcio Vidal tem curso de especialização na Faculdade Estácio de Sá, no Rio de Janeiro; mestrado em Direito – área de concentração Direito Processual Civil, na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo; e doutorado em Ciências Jurídicas e Sociais na Universidad Del Museo Social Argentino – UMSA – Buenos Aires.
 
Ações e Palavras - Márcio Vidal é autor do livro ‘Ações e Palavras’, que, como ele mesmo define, são todas as suas ações e palavras durante dez anos de Tribunal de Justiça e também experiências nos mais de 30 anos de magistério. A proposta é associar teoria e prática. De acordo com o desembargador, o saber jurídico subsidia o fazer jurídico. O livro relata uma preocupação com a necessidade de que o Judiciário atue de forma integrada com outros setores do sistema judicial.
 
 
 
 
 
Coordenadoria de Comunicação do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br
(65) 3617-3393/3394/3409