Enquete
Fechar
Enquetes anteriores

Poder Judiciário de Mato Grosso

 
Notícias

09.12.2016 12:30

XII Jornada de Estudos reúne juízes em Cuiabá
Compartilhe
Tamanho do texto:
O Tribunal de Justiça de Mato Grosso recebe nesta sexta-feira (9 de dezembro) a XII Jornada de Estudos. O evento, realizado pela Escola Superior da Magistratura de Mato Grosso (Esmagis-MT), é direcionado a juízes, operadores do Direito e servidores, e ocorre no auditório Gervásio Leite, das 8h às 18h15, em Cuiabá. Essa é a terceira edição do evento em 2016 e o tema é o agronegócio.
 
Na abertura da Jornada a diretora-geral da Esmagis-MT, desembargadora Marilsen Andrade Addario, disse que encerrará o biênio 2015/2016 satisfeita por ter cumprido a missão da Escola. “Cumprimos nosso papel de capacitar os magistrados levando conhecimento sobre os mais variados temas que desaguam na Justiça. Hoje fechamos um ciclo desta gestão, no qual oferecemos cursos, seminários, debates, eventos e jornadas. Agradeço a atual administração que entendeu e foi parceira no aprimoramento dos nossos juízes, garantindo assim a melhoria da prestação jurisdicional”, pontua.
 
O agronegócio também foi citado pela vice-presidente do TJMT, desembargadora Clarice Claudino da Silva, como um assunto de grande relevância para o Estado e que se encaixa nos moldes da política de resolução adequada de conflitos. “Estou grata de esta temática ser tratada no evento. É a chance de nós magistrados nos inteirarmos sobre esse tipo de questões e podermos aplicar os métodos autocompositivos na solução das mesmas, o que confere mais efetividade e satisfação para os jurisdicionados”.
 
Seguindo o mesmo entendido, o presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Paulo da Cunha, destacou a relevância da qualificação e de discutir sobre o tema. “Esses são encontros educativos, muito úteis para a magistratura de Mato Grosso. Participei de todas as Jornadas e vi o quanto são instrutivas e como propiciam o intercâmbio de informações entre os juízes. Que saiamos daqui melhor do que entramos com as experiências adquiridas”.
 
A jornada é primordial para o aprendizado do magistrado. Foi dessa forma que o juiz da Segunda Vara de Água Boa, Ramon Fagundes Botelho, resumiu a importância do evento. “Encontrar os colegas, trocar experiências, enriquecer nossos conhecimentos é de suma importância. O juiz não pode ignorar a realidade do estado onde vive, em especial o agronegócio, que é a essência econômica de Mato Grosso. São inúmeras as decisões afetas ao tema que recebemos”, define.
 
Proferem palestras o professor José Luis Finocchio Junior, que abordará ‘Questões econômicas no Agronegócio’ e o desembargador aposentado do TJSP Manoel Justino Bezerra Filho, que falará sobre ‘Recuperação Judicial no Agronegócio’.
 
Leia também:
 
XII Jornada de Estudos será nos dias 9 e 10
 
Jornada de Estudos: público lota plateia em Juína
 
X Jornada de Estudos chega a Tangará da Serra
 
 
Viviane Moura/Fotos: Otmar de Oliveira (F5)
Coordenadoria de Comunicação do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br
(65) 3617-3393/3394/3409