Enquete
Fechar
Enquetes anteriores

Poder Judiciário de Mato Grosso

 
Notícias

18.01.2017 14:04

Trio Divinare traz música instrumental para TJMT
Compartilhe
Tamanho do texto:
Mesclar a música instrumental erudita e o estilo popular essa é a proposta do Trio Divinare entrevistado nesta quarta-feira (18 de janeiro) pela radialista Maíra Matos, no programa Estação da Arte, da rádio web do Tribunal de Justiça.
 
Ao som da composição mato-grossense ‘Trem do Pantanal’ de Almir Sater, o guitarrista Sidnei Duarte contou a breve história iniciada em 2016 e que tem muitos trabalhos pela frente. “A formação do trio surgiu com um sonho da nossa violinista Gliciane Chiarelle que foi partilhado comigo e o pianista Igor Mariano. Unimos esse desejo de criar um som inusitado, diferente de tudo já visto no Estado e assim começamos nossa trajetória juntos”, relata.
 
Graduada em Música pela Universidade Federal de Mato Grosso, Gliciane conta que o amor pelo violino aconteceu ainda na pré-adolescência, aos 12 anos, logo após assistir a uma apresentação. “Assim que ouvi a música tive certeza que era a profissão que queria para minha vida, comecei a estudar e em dois anos já integrava a orquestra jovem da UFMT. Então, decidi cursar a faculdade e hoje também sou professora de música”.
 
Com o campo-grandense, Igor Mariano, a história não foi diferente, mas a influência partiu da mãe que o incentivou a aprender flauta doce, aos nove anos. “Minha família é essencialmente musical, minha mãe estudou música e meu avô tocava bandolim. Indeciso ainda com o instrumento que escolheria, aprendi a tocar teclado. Mas hoje também toco escaleta e piano”.
 
Sidnei Duarte toca mais de um instrumento. Além da guitarra, a viola de cocho é outro tipo de som de que gosta. “Gosto desse perfil que mistura timbres, instrumentos e estilos musicais inversos para a grande maioria. Por este motivo fundamos a Escola de Música – Morada do Som, que aplica um método individualizado conforme a aptidão de cada aluno”, destaca.
 
Segundo ele, a música trabalha a cura da alma, por isso, psicólogos tem adotado a musicoterapia para a reconquista da autoestima e a sensibilização humana. O artista ainda acredita que a musicalidade é responsável pela complementação da educação formal, isso porque possibilita um ser humano melhor, mais afetivo e que respeita o próximo.
 
Projetos - As perspectivas do trio são grandes para este ano. No final de março, o Divinare se apresenta no Sesc de Rondonópolis com repertório que vai do popular ao erudito. Já Sidnei, ainda em 2017, lança o segundo CD de Viola de Cocho. Contudo, ele produz CDs, trilhas musicais e pretende organizar um recital para reunir a classe artística todos os meses.
 
Oportunidade – Embora agradecidos, os músicos se disseram surpresos com o convite de participar de um programa cultural no TJMT. “Foi bom saber que o Poder Judiciário valoriza a cultura musical do Estado. Em geral, a visão que temos é de instituição formal, voltada apenas para suas competências, mas vimos que não, pelo contrário, aqui se incentiva a cultura que é uma mão dupla de interação entre o Poder Público e a sociedade. Estamos gratos pela oportunidade e queremos que outras instituições façam o mesmo”, conclui Gliciane.
 
Confira a entrevista na íntegra no site da rádio web do TJ: www.estacaotj.com.br.
 
Leia mais:
Estação da Arte recebe Trio Divinare nesta quarta
 
Estação da Arte recebe rapper Micos Brown
 
 
 
Viviane Moura/Fotos: Otmar de Oliveira (F5)
Coordenadoria de Comunicação do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br
(65) 3617-3393/3394/3409