Enquete
Fechar
Enquetes anteriores

Poder Judiciário de Mato Grosso

 
Notícias

24.02.2017 14:51

Mirassol D’Oeste promove encontro de Padrinhos
Compartilhe
Tamanho do texto:
O ‘1º Encontro de Padrinhos e Madrinhas de Mirassol D’Oeste-MT’ ( 300km a oeste de Cuiabá) foi realizado na última quarta-feira (22 de fevereiro), com objetivo de avaliar os impactos do projeto Padrinhos. A iniciativa foi da juíza da Vara da Infância e Juventude da comarca, Henriqueta Fernanda Chaves Alencar Ferreira Lima. O evento contou com a presença da equipe interdisciplinar do juízo, da psicóloga do programa Bem Viver, da equipe da casa de acolhimento e dos padrinhos afetivos provedores e prestadores de serviços.
 
O Padrinhos foi instalado em Mirassol no dia 30 de maio de 2016. Em menos de 10 meses, 18 pedidos de apadrinhamento chegaram ao Fórum, sendo a maioria de padrinhos afetivos. Segundo a psicóloga Dilmara Pereira Zambon, essa realidade demonstra a importância do impacto na vida das crianças, as visíveis alterações comportamentais com o referencial afetivo que é criado e deve ser nutrido.
 
A psicóloga conta que, no encontro, o relato da experiência dos padrinhos foi emocionante. “Um deles informou a propositura de ação de adoção do infante apadrinhado. Outro casal destacou que as crianças são consideradas membros da família e que, quando não podem buscá-las, parentes sentem a falta delas”, observou.
 
O projeto Padrinhos foi criado em 2008 pela Corregedoria-Geral da Justiça de Mato Grosso (CGJ-MT), por meio da Comissão Estadual Judiciária de Adoção (Ceja), para envolver a sociedade e incentivar aqueles que não têm interesse na adoção ou guarda a contribuir para um futuro melhor das crianças e adolescentes acolhidos. Ele tem como público-alvo crianças a partir dos sete anos, com pouca ou nenhuma possibilidade de adoção.
 
O projeto visa permitir que as crianças e os adolescentes institucionalizados possam ter ajuda financeira para estudos (padrinho provedor), referencial afetivo (padrinho afetivo), e prestação de serviço por profissionais liberais, pessoas jurídicas, visando melhorar a qualidade de vida dos afilhados (padrinho prestador de serviços). Além disso, permite vencer a barreira do preconceito, auxilia no resgate da autoestima e promove a reinserção na sociedade e no seio familiar.
 
Em Mirassol, atualmente a equipe técnica do projeto é composta pela magistrada Henriqueta Lima, pela psicóloga do juízo, Lilian Keli Pereira, pela assistente social do juízo, Deize de Jesus Gomes de Carvalho, pela psicóloga da CAC Renascer, Poliana Silveira Barreto Castilho, pela assistente social da CAC Renascer, Maria Helena Xavier Cabrini, pela coordenadora da CAC Renascer, Ângela Maria Gomes Viana, e pela psicóloga do ‘Bem Viver’, Dilmara Zambon.
 
Leia mais:
 
Mirassol D’Oeste oficializa projeto Padrinhos
 
 
Ana Luíza Anache
Assessoria de Comunicação CGJ-MT
corregedoria.comunicacao@tjmt.jus.br
(65) 3617-3571/3777