Enquete
Fechar
Enquetes anteriores

Poder Judiciário de Mato Grosso

 
Notícias

28.03.2017 18:30

Acadêmicos do Univag conhecem sede do PJMT
Compartilhe
Tamanho do texto:
Cerca de 60 alunos do terceiro semestre do Centro Universitário de Várzea Grande (Univag) participaram de uma visita guiada, na tarde desta terça-feira (28 de março), ocasião em que conheceram toda a estrutura física e de trabalho do Tribunal de Justiça de Mato Grosso. O tour faz parte do Programa Nosso Judiciário, desenvolvido pelo Poder Judiciário mato-grossense que tem a finalidade de aproximar a instituição da sociedade.
 
As duas turmas foram recepcionadas pela juíza auxiliar da Corregedoria-geral da Justiça, Jaqueline Cherulli, que destacou a satisfação de partilhar os conhecimentos que adquiriu ao longo dos 19 anos de magistratura e o dia a dia da organização. “Temos prazer em recebê-los. Vocês estão à frente de diversos profissionais, há muitos advogados que não tiveram a sorte de ver de perto como é decidido um processo antes de se formar, eu mesma não tive esse acesso. Esse projeto vem atender a essa necessidade, de estreitar esse contato entre os acadêmicos e a Justiça. Esse é um traquejo que alguns operadores do Direito levam anos para adquirir”.
 
Ao ser questionada sobre os trâmites de um julgamento, a magistrada descreveu, em detalhes, os procedimentos relacionados à lide. Ela ainda aproveitou para convidar os estudantes a participarem de duas audiências públicas previstas para os meses de junho e agosto, com os temas Direito Sistêmico e Justiça Restaurativa, respectivamente.
 
Conhecimentos que definiram a escolha profissional da acadêmica do período noturno, Rayssa Souza. “Essa primeira experiência com o Judiciário me surpreendeu. Ter visto como é realizada uma sessão de julgamento foi muito importante, me fez decidir o que quero ser no futuro. Agora sei que devo seguir a carreira da magistratura”.
 
A possibilidade acompanhar um julgamento e saber sobre o funcionamento da sede do PJMT foi marcante para a acadêmica do período matutino, Letícia Benevides. “Percorrer esse espaço foi muito produtivo, possibilitou manter a mente aberta às diversas faces do Direito. Até então, nunca havia tido contato com o Judiciário, foi muito bom observar tudo de perto, passar pelos setores e saber quais as atividades desenvolvidas aqui”, frisou.
 
Ao final da visita, os alunos receberam de presente um glossário jurídico e o manual prático sobre o Processo Judicial Eletrônico (PJe), sistema que está em fase de implantação no Poder Judiciário mato-grossense e com o qual irão peticionar, obrigatoriamente, a partir de dezembro de 2018.
 
Saiba mais:
Desembargador recebe estudantes em visita
 
Universitários conhecem Palácio da Justiça
 
Viviane Moura/Fotos: Tony Ribeiro (F5)
Coordenadoria de Comunicação do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br
(65) 3617-3393/3394/3409