Enquete
Fechar
Enquetes anteriores

Poder Judiciário de Mato Grosso

 
Notícias

18.08.2017 15:45

Judiciário realiza Justiça pela Paz em Casa
Compartilhe
Tamanho do texto:
Na próxima semana, entre os dias 21 e 25 de agosto, a Coordenadoria da Mulher em Situação de Violência Doméstica no âmbito do Poder Judiciário de Mato Grosso (Cemulher) realiza extensa programação durante a Semana da Justiça pela Paz em Casa – 8ª etapa. Este ano, o tema definido é ‘Justiça Restaurativa – Respeito pela Família’.
 
Nesse período, em todas as comarcas será priorizado o impulsionamento dos processos que envolvem violência doméstica e familiar contra a mulher, bem como os julgamentos desses processos. Além disso, os magistrados competentes nesse tema deverão difundir ações sociais que realizam com foco na Justiça Restaurativa e sua aplicação na solução de conflitos familiares.
 
Em Cuiabá, a programação já está definida. Na segunda-feira (21 de agosto), às 10h, o juiz Jeverson Luiz Quinteiro, da Segunda Vara Especializada em Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher da Capital, vai proferir palestra sobre o tema Superação, no Complexo Pomeri. Às 14h, será feita abordagem, panfletagem e palestra sobre a aplicação da Justiça Restaurativa na Família, na Escola Estadual Dione Augusta da Silva, no bairro CPA IV.
 
Na terça-feira (22 de agosto), às 10h, será a vez do Colégio Salesiano São Gonçalo, no Centro, receber a mesma ação. À tarde, a partir das 14h, será a vez da Escola Estadual Hélio Palma de Arruda, no bairro Planalto.
 
Na quarta-feira (23 de agosto), será feita visita e reunião na Casa de Amparo a Mulheres em Situação de Violência Doméstica. À tarde, a escola a receber abordagem do Cemulher será a Escola Estadual Manoel Cavalcanti Proença, no bairro Tijucal.
 
Quinta-feira (24 de agosto), às 10h, será a vez da Escola Estadual José de Mesquita, no bairro Porto, receber a iniciativa. À tarde, às 14h, a unidade prestigiada será a Escola Estadual Dr. Mario de Castro, no bairro Pedra 90.
 
Na sexta-feira (25 de agosto), às 10h o Cemulher visitará a Escola Estadual Benedito de Carvalho, no bairro Morada da Serra. Às 15h, será feita visita ao presídio feminino Ana Maria do Couto May, no bairro Distrito Industrial.
 
Em Mato Grosso, desde julho o Cemulher está sob coordenação da desembargadora Maria Erotides Kneip.
 
Campanha - A semana nacional Justiça pela Paz em Casa é promovida pelo Conselho Nacional de Justiça em parceria com os tribunais de Justiça estaduais. A iniciativa já está em sua 8ª edição e faz parte da Política Judiciária Nacional de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres no Poder Judiciário.
 
Criado em 2015 pela presidente do CNJ e do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Cármen Lúcia, em parceria com os presidentes dos Tribunais de Justiça, o programa “Justiça pela Paz em Casa” deve ser desenvolvido continuamente, ao longo do ano. No entanto, durante três semanas por ano (março, agosto e novembro) é executado como um esforço concentrado e para gerar dados e relatórios das ações para avaliação de resultados.
 
 
Lígia Saito (com informações do CNJ)
Coordenadoria de Comunicação do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br
(65) 3617-3393/3394/3409