Enquete
Fechar
Enquetes anteriores

Poder Judiciário de Mato Grosso

 
Notícias

24.11.2017 15:54

Juvam participa de plantio de mudas em Cuiabá
Compartilhe
Tamanho do texto:
O pátio do 44° Batalhão de Infantaria Motorizada de Cuiabá recebeu o plantio de 50 mudas de árvores frutíferas, na manhã de quinta-feira (23). A ação faz parte de uma parceria entre o Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), por meio do Juizado Volante Ambiental (Juvam), do Instituto Ação Verde e a Prefeitura de Cuiabá e visa recuperar o título de Cuiabá ‘Cidade Verde’. O plano prevê o plantio de 300 mil mudas, nas escolas, vias públicas e parques até o ano do tricentenário da Capital mato-grossense, em 2019.
 
De acordo com coordenador do Juvam, juiz Rodrigo Curvo, a ação é um ‘pontapé’ inicial que visa presentear a Capital de Mato Grosso pelos 300 anos. “Inúmeras crianças de várias idades estão envolvidas em uma grande atividade de plantio. Isso irá contribuir com a arborização da cidade e a ampliação da área verde. Prevemos que na primeira quinzena de dezembro seja lançado o grande projeto de arborização da capital. Um presente do PJMT para os três séculos de existência de Cuiabá”, disse.
 
O prefeito Emanuel Pinheiro reiterou a importância de atividades como essa - tanto para a conscientização das crianças, quanto para a qualidade de vida na Capital. “Estamos ladeados com o presidente Rui Ramos Ribeiro na busca pelo resgate do título de ‘Cuiabá Cidade Verde’. Além da cidadania e do respeito ao desenvolvimento sustentável e ambiental. Essa ação é o primeiro passo, de um projeto integrado em busca desse objetivo. Com o auxilio do 44ª Batalhão plantamos 50 mudas hoje, e nos próximos dias plantaremos as demais mudas: por hora são 300 mudas pelos 300 anos da capital”, comentou.
 
O comandante do 44° Batalhão de Infantaria Motorizada, Coronel Nilbeti Gramosa, lembrou que o Exercito colaborou com o projeto de plantio por meio do Programa Segundo Tempo – Forças no Esporte (Profesp). “Nós temos o programa que atende 150 crianças, dentro desse projeto temos uma parte de educação ambiental. Nossa unidade irá fazer 100 anos em 2020, então estamos comemorando junto com a capital esse aniversário centenário”, enalteceu.
 
Na ação de quinta-feira foram plantadas mudas de espécies frutíferas de jaca, carambola, acerola, manga, caju, pitomba, jabuticaba, cajá e jambo roxo da Amazônia. Além dos frutos futuramente propiciados, a área também ficará cercada por ipês amarelos, brancos, rosas e roxos, trazendo uma nova e atraente paisagem para a região.
 
Para aos alunos, poder estar em contato com a natureza de forma tão ativa trouxe uma experiência diferenciada e divertida. “As árvores nos dão frutos, sombra e nos ajuda a amenizar o calor. As plantas medicinais servem para curar e melhorar algumas doenças”, disse Nicole dos Santos Morais, estudante da Escola Elza Luzia.
 
Saiba mais sobre o assunto:
 
300 anos: TJ e Prefeitura traçam metas de plantio
 
Judiciário vai colaborar com arborização de Cuiabá
 
Juvam de Rondonópolis realiza ação ambiental
 
Ulisses Lalio / fotos: Tony Ribeiro (F5)
Coordenadoria de Comunicação do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br
(65) 3617-3393/3394/3409