Enquete
Fechar
Enquetes anteriores

Poder Judiciário de Mato Grosso

 
Notícias

13.03.2018 17:44

Nosso Judiciário abre as portas do TJ a estudantes
Compartilhe
Tamanho do texto:
Estudantes de Direito do Centro Universitário de Várzea Grande (Univag) conheceram a estrutura e o funcionamento do Tribunal de Justiça de Mato Grosso na tarde desta terça-feira (13 de março), por meio do projeto ‘Nosso Judiciário’.
 
Eles tiveram a oportunidade de assistir à sessão de julgamento da Primeira Câmara Criminal, no Plenário 4, conheceram a ala dos gabinetes dos desembargadores onde fica a pinacoteca do TJ, as dependências do Palácio da Justiça e, por fim, finalizaram a visita no Espaço Memória, com a recepção da desembargadora Serly Marcondes Alves.
 
A magistrada explicou aos alunos como o Tribunal é composto, falou sobre o Quinto Constitucional, as formas de chegar ao desembargo, além da paixão pela magistratura que ela nutre deste a infância.
 
“Desde criança meu sonho era ser juíza. Meus pais eram advogados, mas eu sempre quis ser juíza, sempre me vi nessa posição. Vi que eram pessoas respeitadas, reconhecidas e que representavam o que era bom e justo. Meus ídolos eram os desembargadores e eu tive o privilégio de beber na fonte, sendo aluna de desembargadores que também eram professores” relembrou a desembargadora Serly.
 
Na oportunidade, a magistrada também incentivou os estudantes a seguirem as diversas carreiras do Direito com muito afinco, tendo orgulho da escolha que fizerem e se dedicando sempre aos estudos.
 
“É um sonho possível. Se eu quero seguir uma carreira, preciso ter orgulho dela. Desafio vocês a serem corretos, estudiosos, não utilizar de subterfúgios na carreira. Eu tenho muito orgulho de ser juíza, fiz por amor e escolhi como carreira porque é possível ser um juiz honesto, transparente e trabalhador”, enfatizou a magistrada.
 
A aluna Hellen da Costa Gomes, 19 anos, está no 3º semestre e esteve no TJMT pela primeira vez. Para ela, as palavras da desembargadora Serly foram inspiradoras. “Nós viemos aqui na expectativa de conhecer o Tribunal e saímos daqui com a mente totalmente diferente. Ela plantou esperança em nossos corações, mostrando que é possível, independente de onde você veio, de qual maneira você conseguiu entrar na faculdade, independente de qualquer coisa é possível se tornar algo que você queira”.
 
Para o estudante Diego Cardoso, 21 anos, o maior benefício do projeto é o conhecimento prático disponibilizado aos estudantes de Direito. “Foi uma visita muito interessante. Estamos acostumados apenas com a teoria na sala de aula, então termos essa visão da prática no dia a dia dos desembargadores foi bem legal”, observou.
 
Há dois anos a professora Ellen Mungo traz seus alunos de Teoria Geral do Processo para visitar o TJMT no projeto ‘Nosso Judiciário’. Ela garante que “todos os alunos que participam dessa visita técnica saem daqui transformados e começam a vivenciar a importância do Tribunal de Justiça, da escolha profissional que vão exercer. Alguns entendem como marco temporal de que a partir da visita, muda o entendimento da disciplina, a participação dele dentro da sociedade, e isso é importantíssimo”.
 
Confira outras visitas do Nosso Judiciário:
 
Rui Ramos recepciona alunos em visita ao TJMT
 
Estudantes do Univag conhecem o TJMT
 
Adolescentes aprendem sobre leis e Judiciário
 
 
Mylena Petrucelli
Coordenadoria de Comunicação do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br
(65) 3617-3394/3393/3409