Enquete

  01) Sim

  02) Não

  03) Ainda não pensei sobre o assunto

Fechar
Enquetes anteriores

Poder Judiciário de Mato Grosso

Notícias

16.05.2018 17:45

Unic Rondonópolis participa do 'Nosso Judiciário'
Compartilhe
Tamanho do texto:
Alunos da Universidade de Cuiabá (Unic) do campus de Rondonópolis (212 km ao sul de Cuiabá) conheceram o Tribunal de Justiça de Mato Grosso nesta quarta-feira (16 de maio), por meio do projeto ‘Nosso Judiciário’, que abre as portas da instituição a futuros operadores do Direito.
 
Na oportunidade, os estudantes acompanharam a sessão de julgamento da Segunda Câmara Criminal, conheceram o setor de protocolo, o corredor dos gabinetes dos desembargadores e foram recepcionados pelo desembargador Marcos Machado no Espaço Memória, que resguarda a história do Judiciário mato-grossense.
 
“Está sendo melhor do que eu imaginava. A estrutura é muito bonita, organizada, estamos vendo na prática toda a composição do Tribunal. Estudante de Direito normalmente só aprende a teoria e vivencia a prática quando passa em um concurso, por isso vir aqui e aprender in loco é muito interessante”, observa o estudante Gabriel Reis, que está no 3º semestre.
 
A aluna Cristiane Benevides aproveitou a visita para sentar na cadeira do juiz no Tribunal do Júri que ilustra o Espaço Memória. Para ela, que pensa em ser advogado, essa “foi uma experiência nova muito interessante. Eu nunca tinha visto uma sustentação oral e foi muito importante para a aquisição de conhecimento”.
 
O desembargador Marcos Machado recepcionou os alunos e aproveitou para explicar conceitos como o Quinto Constitucional, efeitos suspensivos dos recursos, formas de julgamento do TJMT e sistemática de precedentes. Além disso, ele também destacou a importância científica e motivacional do projeto ‘Nosso Judiciário’.
 
“O projeto em si tem uma cientificidade porque o aluno teoriza durante anos e somente depois que se forma é que começa a ter a relação com a realidade. Essa experiência de visita técnica permite a eles conhecimento da estrutura, funcionamento, o que pensa o juiz que os recebe. Acima disso, há uma motivação muito grande. Aqui é a materialização daquilo que está no imaginário e na expectativa”, pontuou.
 
O professor Paulo Freitas Junior ratifica a visão do magistrado: “essa visita dá aquela vontade a mais ao aluno de se dedicar ao curso. Ter a oportunidade de vir aqui é algo que não tem precedentes. Os alunos retornam muito mais dispostos, talvez até mais engajados a estudar e levar a sério o curso que escolheram”.
 
Veja mais fotos no Flickr. Clique AQUI.
 
Veja mais edições do projeto:
 
Universitários de Rondonópolis visitam o TJ
 
Alunos da Unic se inspiram no “Nosso Judiciário”
 
Estudantes elogiam Projeto Nosso Judiciário
 
 
Mylena Petrucelli/ Fotos: Tony Ribeiro (F5)
Coordenadoria de Comunicação do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br
(65) 3617-3393/3394/3409