Enquete
Fechar
Enquetes anteriores

Poder Judiciário de Mato Grosso

 
Notícias

20.07.2018 18:55

Jovens passam a ter mais oportunidades após cursos
Compartilhe
Tamanho do texto:
Raimundo Neto Ferreira Matos, 17 anos, emocionou a todos que estavam na plateia do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) na tarde desta sexta-feira (20 de julho). Ele rendeu homenagens à agente da infância e juventude Luzinei Amorim Queiroz e Silva, que o apoiou durante o curso profissionalizante para operador e montador de computadores, oferecido pelo Tribunal em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai/MT) aos adolescentes que cumprem medida socioeducativa em Cuiabá.
 
O reconhecimento foi ofertado durante a entrega dos certificados de conclusão de curso e reuniu 29 adolescentes. Além dos menores, uma mãe que participou da capacitação junto à primeira turma também foi certificada.
 
O jovem, que perdeu a avó há alguns anos (segundo ele, a única da família que se importava com ele), fez um breve relato da situação de abandono enfrentada até ser acolhido pelos agentes da Infância e Juventude: “um menor solto nas ruas de Cuiabá que chegou inclusive a entregar drogas em troca de um prato de comida.” A situação mudou depois que foi selecionado para o curso e teve a oportunidade de tornar-se um cidadão com documento e perspectiva de futuro.
 
A vice-presidente do Tribunal de Justiça, desembargadora Marilsen Andrade Addario, parabenizou os jovens certificados por não perderem a chance de demonstrar à sociedade que estão se tornando cidadãos de bem. “Eu tenho a certeza que o futuro dos senhores (alunos) será bem melhor do que daqueles que ficaram parados e não aproveitaram a oportunidade. Outras virão”, assinalou a magistrada que no ato representou o presidente do TJMT, Rui Ramos Ribeiro.
 
As parcerias do Senai, realizadora dos cursos, e do SMTU, que oferece os cartões transportes para os alunos se deslocarem até a escola, foram enaltecidas pela corregedora-geral da Justiça, desembargadora Maria Aparecida Ribeiro. A magistrada argumentou ainda que “é de suma importância mostrar a todos que é possível e nós devemos acreditar nesses jovens. Sem essas ações conjuntas não conseguiríamos chegar aonde estamos hoje.”
 
O presidente do Sistema Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso (Fiemt), Jandir Milan, revelou que a instituição está inaugurando nove unidades novas no Estado com possibilidade de ampliar o número de vagas e a disponibilização de outros tipos de cursos. A ideia é possibilitar um futuro acesso ao mercado de trabalho aos adolescentes e aos seus familiares também. Atualmente, são ofertados por meio do Termo de Cooperação Técnica nº 1/2018, assinado em março de 2018, os cursos de Salgadeiro, Operador e Montador de Computadores e ainda Recuperador de Computadores.
 
Lembrando que o antropólogo Darci Ribeiro defendia que “este país só tem cura se nós investirmos em três pilares: educação em período integral, com cultura e esporte”, o procurador de justiça Paulo Prado também falou no apoio que esses jovens precisam, de pessoas e instituições que acreditam neles. Então, representando o procurador-geral de Justiça de Mato Grosso, Mauro Curvo, ele reforçou que a iniciativa pode contar com a parceria do Ministério Público Estadual (MPE/MT) para possibilitar mais oportunidades aos adolescentes.
 
Por fim, a agente da Infância e Juventude Lionete Gomes, que trabalha diretamente com esses jovens, concluiu que depois que o Poder Judiciário de Mato Grosso passou a proporcionar esse tipo de oportunidade aos menores até a escolaridade deles melhorou, tudo porque tiveram quem acreditassem neles. “O recado que deixo é que acreditem em vocês, porque nós acreditamos”.
 
Ainda participaram da solenidade, a desembargadora Clarice Claudino da Silva, presidente do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec); a desembargadora Serly Marcondes Alves; o juiz-auxiliar da Presidência Tulio Duailibi Alves Souza; os juízes-auxiliares da Corregedoria-Geral da Justiça, Aristeu Batista Vilella e Jaquline Cherulli; e o juiz da Segunda Vara Especializada da Infância e Juventude, Jorge Alexandre Martins Ferreira; e o vice-diretor-geral do TJMT, Eduardo Campos.
 
Leia também:
 
TJMT e Senai assinam termo de cooperação
 
  
Sílvia Devaux/Fotos: Otmar de Oliveira (F5)
Coordenadoria de Comunicação do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br
(65) 3617-3393/3394/3409