Enquete
Fechar
Enquetes anteriores

Poder Judiciário de Mato Grosso

 
Notícias

10.08.2018 11:09

Alunos de Poxoréu visitam o Palácio da Justiça
Compartilhe
Tamanho do texto:
O Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) recebeu, nesta tarde de quinta-feira (09 de agosto), a visita das turmas do 2º ano do Ensino Médio da Escola Estadual João Pedro Torres do município de Poxoréu (251km ao sul de Cuiabá). No ano passado a unidade iniciou o projeto “Conhecendo os Poderes” que vem ao encontro do “Nosso Judiciário” desenvolvido pelo TJ para levar informações sobre o funcionamento do Judiciário e dos Juizados Especiais à comunidade escolar.
 
O grupo com aproximadamente cem pessoas, entre alunos e professores, começou a visita guiada pelo servidor Neif Feguri Neto, coordenador do “Nosso Judiciário”, pelo Plenário das Câmaras Criminais. Durante o percurso, ele explicou como ocorrem os julgamentos na Câmara e no Judiciário como um todo; e o tour seguiu até o Espaço Memória que foi inaugurado em 2009 e onde a história é contada em fotos, imagens, documentos e obras de arte, além de documentos originais da época do Brasil Colônia.
 
A diretora-geral do TJMT, Claudenice Deijany F. de Costa, foi quem recepcionou os visitantes e em sua apresentação falou um pouco da história dos 24 anos que ela é servidora no Judiciário. “Sinto-me muito motivada quando vejo esses rostinhos de jovens recém-saídos da fase de criança, são adolescentes empolgados, alegres e que estão em busca de um rumo a trilhar. Então, que seja no Judiciário como servidor, magistrado ou outra carreira que demande conhecimento jurídico”.
 
Claudenice elogiou a iniciativa da direção em implantar esse tipo de projeto na escola e concluiu que o Judiciário está sempre à disposição. Para o diretor da E E João Pedro Torres, Juvanilton Lopes dos Santos, “é importante abrir as portas do Judiciário para que nossos alunos possam entender a função da Justiça do nosso país”. Ele recomendou a outras instituições que façam o mesmo, porque o conhecimento adquirido pelos estudantes nessa visita é muito valioso e só de ver a alegria no olhar dos nossos alunos me sinto feliz.
 
Um deles é a Maria Eduarda Cursino Xavier que já tinha interesse em fazer Direito, uma carreira que admira, e contou que após a visita dessa tarde só teve aumentada a certeza de seguir no rumo de servir e proteger a sociedade, seja como advogada ou mesmo policial que também tem muita vontade. “Com esse aprendizado seremos grandes e melhores cidadãos. Nós, que acredito, somos a transformação e podemos mudar esse país”, pontuou a jovem.
 
Veja mais fotos em nosso Flickr. Clique AQUI.
 
Sílvia Devaux/Fotos: Tony Ribeiro (F5)
Coordenadoria de Comunicação do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br
(65) 3617-3393/3394/3409