Enquete
Fechar
Enquetes anteriores

Poder Judiciário de Mato Grosso

 
Notícias

21.09.2018 17:11

Juvam comemora Dia da Árvore com plantio de mudas
Compartilhe
Tamanho do texto:
Amora, carambola, goiaba, pitompa, caju e acerola são algumas das 45 espécies de plantas que irão enverdecer o pomar e também um bosque da escola Senhorinha Alves de Oliveira. Essas mudas foram plantadas no pátio da escola na manhã desta sexta-feira (21 de setembro), em ação desenvolvida pelo Juizado Volante Ambiental de Cuiabá (Juvam). A ideia é proporcionar um futuro com muitas frutas, mais saúde e local de brincadeira para as cerca de 400 crianças que são atendidas no estabelecimento de ensino.
 
A ação também atende ao projeto Verde Novo, idealizado pelo Juvam e realizado em parceira com a prefeitura de Cuiabá, Instituto Ação Verde e Grupo Petrópolis. O projeto tem como meta distribuir e plantar milhares mudas de árvores nativas e frutíferas em nossa região em comemoração ao aniversário de 300 anos da Capital.
 
A aluna Tainá Rodrigues da Silva, do quarto ano, foi uma das crianças que tiveram oportunidade de plantar uma muda. Ela encarou a ação como uma festa que, de forma animada, ensinou as crianças a cuidar mais das plantas e do meio ambiente. “Eu vou ajudar a cuidar das plantas molhando elas, principalmente no período que não tem chuva. Também vou tirar a sujeira que ficar nela e limpando tudo. A gente aprendeu a cuidar muito bem delas”, explicou.
 
De acordo com o juiz Rodrigo Curvo, titular do Juvam, a ideia é resgatar o título de cidade verde para Cuiabá. “Nós estamos com inúmeras frentes de serviço no sentido de distribuir essas mudas para a população, de maneira gratuita, e também o plantio efetivo em praças, parques e áreas verdes. Aqui, é mais uma etapa do projeto e escolhemos iniciar por uma escola do ensino fundamental do Município, que é nosso parceiro nessa caminhada.”
 
O juiz explicou ainda que foram visitadas mais de 150 unidades da rede pública municipal de ensino com o intuito de conhecer a realidade da escola, diagnosticar a necessidade do plantio e efetivar esta ação. “A escola Senhorinha é a primeira de 150 unidades a receber o plantio, sendo contemplada, assim, com a formação de um bosque e de um pomar para as crianças que aqui estudam. O mais importante é que, além de criar espaços verdes e arborizados dentro das escolas, melhorando a qualidade de vida, estamos promovendo a conscientização ambiental, destacando a importância de preservar o meio ambiente.”
 
O Secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano de Cuiabá, Juarez Silveira Samaniego, destacou que o projeto é importante para a sustentabilidade da cidade. “Tudo isso é qualidade de vida e recuperação de área degradada. Já elegemos 150 instituições de ensino municipal, entre escolas e Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis), e todas elas serão agraciadas com a plantação de mudas de árvores, seguindo cronograma estabelecido pelos técnicos do Juvam e também educação orientativa do município”, concluiu.
 
A escola Senhorinha Alves de Oliveira já trabalha com as crianças a questão da importância da sustentabilidade para que o futuro seja melhor. Nesse sentido, a diretora da escola, Maria Aparecida de Andrada, destacou que são vários os benefícios que o projeto Verde Novo traz para a escola. “Nós, professores e alunos, acolhemos com muito carinho esse projeto. Hoje é o Dia da Árvore e a comemoração é com plantio de mudas, o que valida essas informações para as crianças. Todos quiseram plantar e participar da comemoração”, explicou.
 
As próximas plantações serão nos dias 22 de setembro, às 8h, no Parque Massairo Okamura e no dia 29 de setembro, às 17h, na Orla do Porto.
 
Serviço: Contato com o Juvam pode ser feito pelo telefone (65) 3642-4064 ou 1953, no endereço eletrônico juvam@tjmt.jus.br ou na sede do Juvam, que está localizada na rua da Cereja, 355, no bairro Bosque da Saúde, em Cuiabá.
 
Confira outras fotos em nosso Flickr. Clique AQUI.
 
 
Saiba mais sobre o projeto nos links abaixo:
 
Dia da árvore: Juvam realiza plantio de mudas
Verde Novo entrega 700 mudas em 2h
 
Juvam distribui mudas no Parque Mãe Bonifácia
 
 
Keila Maressa/ Foto: Otmar Oliveira (F5)
Coordenadoria de Comunicação do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br
(65) 3617-3393/3394/3409