Enquete
Fechar
Enquetes anteriores

Poder Judiciário de Mato Grosso

 
Notícias

08.11.2018 10:40

PJeOffice garante validade jurídica de documentos
Compartilhe
Tamanho do texto:
A versão 2.0 do Processo Judicial Eletrônico (PJe) conta com um software para assinatura eletrônica de documentos desse sistema. A ferramenta foi disponibilizada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e o objetivo é garantir a validade jurídica dos documentos e processos. O aplicativo já está instalado em todas as máquinas do Poder Judiciário de Mato Grosso.
 
O multiplicador do PJe, Márcio Maciel, disse que o PJe Office trouxe mais velocidade na hora das assinaturas, principalmente em lote. Outra característica do software é substituir a necessidade do plugin Oracle Java Runtime Environment no navegador de internet gerando, assim, mais praticidade na utilização do sistema.
 
O PJe Office permite que o usuário informe a sua preferência para a solicitação da senha (PIN), que permite o acesso ao certificado digital (token), com três opções:
 
- Apenas no primeiro acesso: a senha do PIN será solicitada somente no momento que o usuário entrar no sistema e demais assinaturas internas. Não será necessário informar a senha novamente.
 
- Apenas no primeiro acesso (com confirmação): a senha do PIN será solicitada apenas no momento para logar no sistema e demais assinaturas internas. Não será necessário informar a senha novamente. Após prosseguir dentro do sistema com protocolo de processos ou assinaturas em documentos será apresentado uma mensagem de confirmação.
 
- Sempre: a senha do PIN sempre será solicitada.
 
De acordo com Márcio, o recomendado, para maior segurança, é a utilização da terceira opção “Sempre”, que solicita a senha PIN todas as vezes em que o uso for requerido
 
Vale ressaltar que para cada uma das três opções mencionadas é necessário que o token esteja conectado à máquina onde a operação está sendo realizada.
 
 
Clique AQUI para ver o material de orientação do CNJ
 
Dani Cunha
Coordenadoria de Comunicação do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br
(65) 3617-3393/3394/3409