Enquete
Fechar
Enquetes anteriores

Poder Judiciário de Mato Grosso

 
Notícias

08.11.2018 15:07

Cuiabá terá 11 júris em novembro
Compartilhe
Tamanho do texto:
No Mês Nacional do Júri instituído pelo Conselho Nacional da Justiça (CNJ), 11 sessões de julgamento foram designadas pela 1º Vara Criminal de Cuiabá. Na pauta estão casos de feminicídio e homicídios por encomenda praticados por grupos de extermínio. Nesta quinta-feira (8 de novembro), Abel Cassimiro da Silva está sendo julgado pelo homicídio qualificado por motivo torpe, emprego de meio cruel, contra a mulher por razões da condição de sexo feminino. O júri teve início às 9h e deve terminar no período da tarde.
 
Conforme o processo, a vítima Ana Paula Assunção da Silva foi morta a facadas pelo marido em outubro de 2017, no bairro Novo Paraíso II. O casal teria discutido em razão de estarem se separando quando o acusado foi até a casa da irmã, na mesma rua, pegou uma faca e partiu para cima da esposa. A irmã e o sobrinho de Abel tentaram impedir o crime, sem sucesso. O réu desferiu quatro golpes de faca no corpo da vítima, que saiu correndo para buscar socorro nos vizinhos e recebeu mais três facadas no peito. “O crime foi praticado (...) pelo repugnante sentimento de posse do denunciado em relação à vítima, sua então esposa, o que é moralmente reprovável”, consta na denúncia.
 
Amanhã (9 de novembro), a partir das 13h30, Pedro Henrique Vital da Silva, irá a júri pelo homicídio de Evandro da Costa Nunes, ocorrido em outubro de 2010, no bairro Santa Izabel. De acordo com os autos, o denunciado confessou a prática delitiva. No dia do crime, os homens discutiram porque Pedro Henrique não quis emprestar uma arma de fogo para Evandro praticar um assalto. Contrariado, Evandro bateu em Pedro Henrique. Horas depois, o réu confesso foi ao encontro da vítima e disparou contra ela, causando-lhe a morte.
 
O réu preso Caique Conceição Lemes será julgado no dia 21 de novembro (quarta-feira), às 13h30, pela morte de Claudinei Leôncio Wageman ocorrida em maio de 2015. Ele e Eziel Liandro Pachori foram acusados de matar a vítima com tiros, por desavenças após a prática de um roubo em conjunto. Eziel foi julgado e condenado pelo homicídio em outubro deste ano, e o processo desmembrado em relação à Caique a pedido da defesa.
 
Para encerrar o mês, dia 28 de novembro irão a júri José Admilson Pires dos Santos, Helbert de França Silva e Jonathan Teodoro de Carvalho, pelo triplo homicídio de Márcio Melo de Souza, Wellington Ormond Pereira e Vinicius Silva Miranda, e homicídio tentado de Alan Chagas da Silva. Segundo a denúncia, os acusados agiram por motivação torpe e utilizando recurso que dificultou a defesa das vítimas. A chacina ocorreu em abril de 2016, na comarca de Várzea Grande. O pedido de desaforamento foi julgado procedente e o processo referente aos três acusados citados acima foi desmembrado por determinação da Turma de Câmaras Criminais Reunidas do Tribunal de Justiça do Estado de Mato Grosso, em agosto deste ano.
 
José Admilson, Helbert e Jonathan foram presos na “Operação Mercenários”, deflagrada pela Secretaria de Estado de Segurança Pública, por meio das polícias Civil, Militar e Politec, com objetivo de desarticular organização criminosa suspeita de envolvimento em vários crimes de homicídio por encomenda.
 
As sessões do Tribunal do Júri são presididas pela magistrada Mônica Catarina Perri Siqueira, no Fórum de Cuiabá. A pauta completa pode ser consultada AQUI.
 
Leia mais:
 
Mês Nacional do Júri terá 202 julgamentos em MT este ano
 
 
Assessoria de Comunicação CGJ-MT
corregedoria.comunicacao@tjmt.jus.br
(65) 3617-3571/3777