Enquete
Fechar
Enquetes anteriores

Poder Judiciário de Mato Grosso

 
Notícias

06.12.2018 15:13

Gestores recebem curso sobre sustentabilidade
Compartilhe
Tamanho do texto:
Gestores de 54 comarcas do Estado participam de capacitação interna, durante toda esta quinta-feira (6 de dezembro), que integra a programação do III Encontro de Sustentabilidade na Administração Pública de Mato Grosso. No período da manhã, foram abordados assuntos relacionados a procedimentos do Departamento de Controle e Arrecadação, da Coordenadoria Financeira do TJ. No período vespertino, os servidores receberam informações sobre o gerenciamento matricial de despesas e também sobre a eficiência com gastos nos correios.
 
Todo o contexto da capacitação é voltado para a sustentabilidade no Poder Judiciário, conforme explicou a líder do Núcleo Socioambiental do TJ, Ana Carolina Ribeiro da Cunha Ferreira. “O intuito é reforçar a importância das práticas sustentáveis, como a virtualização de processos, que gera a economia de papel. O maior objetivo é integrar todos os gestores nesse momento de adoção de práticas sustentáveis e que todos entendam que eles são parte de todo esse processo de conscientização”, explicou a líder.
 
Quem ministrou o curso na parte da manhã foi a chefe de divisão do DCA, Érika Carriel Viana Morais. Ela disse que o que se pretende é alinhar todos os procedimentos para que não haja divergências nos procedimentos e, consequentemente haja bom atendimento dos clientes. Além disso, a servidora destacou a importância da virtualização de processos no que se refere à sustentabilidade, bem como da capacitação.
 
“Virtualização é primordial, é mudança de comportamento, e entender que veio para ficar no Poder Judiciário e evitar rotinas de antigamente, como impressão. Hoje, o meio ambiente sofre um impacto muito grande com a questão das impressões e a virtualização traz celeridade. Essa capacitação vai ajudar no aprimoramento dos conhecimentos, das rotinas de trabalho, trocas de experiências. Isso reflete diretamente na comarca, porque eles saem daqui motivados e com comportamentos para mudanças. O Poder Judiciário ganha e a sociedade também”, finalizou.
 
Para o gestor administrativo III da Comarca de Nova Ubiratã, Joriel Xavier de Campos, a ideia das ações sustentáveis no Poder Judiciário está aprovada. Com a explanação na parte matutina do curso, ele diz que foi possível ver o que pode ser feito para evitar gastos. Um dos assuntos estava relacionado à virtualização de processos, que segundo Joriel, vai auxiliar na celeridade do andamento dos processos e também na economia de papel.
 
“Antes, para um procedimento ser finalizado ele demorava até 20 dias e agora chega em sete dias. Isso vai ajudar muito. Em Nova Ubiratã já existe a virtualização de processos, mas ainda assim há a necessidade de imprimir para anexar uma decisão, que normalmente tem que assinar. Já pelo CIA, que é o procedimento que eles querem implantar para o ano que vem, tudo vai ser feito por certificado digital, que é muito mais fácil e evita gastos com papel”, discorreu.
 
Na Comarca de Sorriso o trâmite de processos virtuais já é uma realidade há dois anos, além de outras iniciativas sustentáveis, como o uso de squeezes ao invés de copos descartáveis, racionalização de papel. Quem contou foi a gestora administrativa II da unidade judiciária, Janaina Stuani Alves da Silva. “São práticas que estamos fazendo de dois anos para cá e no caso da virtualização reduziu bastante o número de impressões na comarca”.
 
A servidora classificou como extremamente importante a realização da capacitação. “Veio num momento para reforçar ainda mais a questão da sustentabilidade. A grande maioria das comarcas, como a minha, já está trabalhando nisso, na educação e conscientização dos servidores e tem gerado bastante efeito positivo. É questão de conscientização dos servidores”, salientou.
 
Apresentação - No início, os participantes conferiram a esquete: 'Ctrl P? Chii já era/ Digitalização. Virtualização/É a boa da galera', apresentado pelas servidoras Ceila Mônica Ferraz, e Ana Carolina Ribeiro da Cunha Ferreira. De acordo com Ceila Mônica, autora da esquete, o objetivo é demonstrar, por meio da arte, que a sustentabilidade chegou e que a virtualização/digitalização/assinatura digital são meios econômicos conjuntamente com sistemas implantados (Cia, Apollo, PJe, Projudi).
 
Leia mais:
 
TJMT promove 3º encontro de sustentabilidade
 
Dani Cunha
Coordenadoria de Comunicação do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br
(65) 3617-3393/3394/3409