Enquete
Fechar
Enquetes anteriores

Poder Judiciário de Mato Grosso

 
Notícias

06.12.2018 16:48

Curso de Gestão de Projetos aprimora conhecimentos
Compartilhe
Tamanho do texto:
Magistrados e servidores que vão integrar a Alta Administração no próximo biênio (2019/2020) do Tribunal de Justiça de Mato Grosso participaram de capacitação nesta quinta-feira (6 de dezembro), na Escola dos Servidores, em Cuiabá, sobre “Gestão Estratégica – Gestão de Projetos”. O objetivo é aperfeiçoar e aprimorar o conhecimento desses líderes para fortalecer o desempenho dos projetos e garantir o alcance e sucesso das ações que estão sendo planejadas pela diretoria eleita.
 
A gestão de projetos tem relação direta com a obtenção de metas dentro das organizações e é definida pelas ferramentas, habilidades e estratégias com vistas à melhoria das atividades de um projeto, proporcionando benefícios e resultados concretos.
 
Quem ministra a capacitação é o instrutor Valter Nunes, que levou aos participantes toda a teoria conceitual na área de gerenciamento de projetos, além de questões práticas, por meio de ferramenta específica para o desenvolvimento passo a passo dos projetos e assim, montar equipes, utilizando as habilidades de cada um nas atividades, literalmente colocando a mão na massa.
 
Na prática, ou seja, na rotina de trabalho diária, Valter Nunes explica que ao ter conhecimento da metodologia e de como se executar a pessoa terá a facilidade de, ao escolher um projeto, pensar no desenvolvimento da equipe, desde a sua composição, com base nas habilidades técnicas de cada integrante para o projeto.
 
“Os projetos vão ser desenvolvidos com muito mais facilidade porque dentro de uma equipe você tem pessoas com mais conhecimento de escopo, que sabe ou tem facilidade em escrever. Há aquelas com noção maior e sabem identificar riscos, outros têm visão financeira, que consegue quantificar e valorar cada atividade, assim como aquela que vai saber disponibilizar os recursos humanos necessários para o projeto. Com essa equipe homogênea se consegue desenvolver um projeto dentro do prazo desejado”, explicou o instrutor.
 
E é com essa visão de alinhamento de toda equipe que Cátia Maciel, que ocupará o cargo de vice-diretora-geral do TJMT na próxima gestão, avalia a capacitação como sendo de extrema relevância para o bom desenvolvimento dos trabalhos. “É muito importante toda a equipe, que vai iniciar os trabalhos a partir de 1º de janeiro, estar totalmente engajada e alinhada com o planejamento estratégico e com todos os projetos”, enfatizou.
 
Para o coronel Alexandre Mendes, que será o coordenador Militar na próxima administração, este curso vai auxiliar na realização dos trabalhos, principalmente no desenvolvimento dos projetos existentes no respectivo setor. “Essa capacitação é bem vinda para aprimorar cada vez mais nossos conhecimentos e colocá-los efetivamente em prática na elaboração dos projetos para que a prestação de serviços possa ser executada para todos os magistrados, servidores e jurisdicionados, tanto da capital quanto dos fóruns do interior”, falou.
 
A líder do Escritório de Projetos da Coordenadoria de Planejamento (Coplan) do TJ, Guimarilza Souza disse que há um portfólio de projetos em execução e que a ideia da capacitação é aperfeiçoar cada vez mais o conhecimento dos líderes que vão atuar na próxima gestão.
 
“O desembargador presidente eleito, Carlos Alberto vai trabalhar muito com resultados, por isso o objetivo é fortalecer o desempenho dos projetos e garantir o alcance e sucesso desses projetos que estão sendo planejados pela próxima administração. A ideia é alinhar esses planos para que nós consigamos alcançar a estratégia da organização e trabalhar com foco em resultados, conforme as diretrizes estabelecidas pela nova gestão”,finalizou.
 
Dani Cunha
Coordenadoria de Comunicação do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br
(65) 3617-3393/3394/3409