Enquete

  01) Sim

  02) Não

  03) Ainda não pensei sobre o assunto

Fechar
Enquetes anteriores

Poder Judiciário de Mato Grosso

Notícias

10.01.2019 13:03

Ribeirinho Cidadão atenderá quase 50 comunidades
Compartilhe
Tamanho do texto:
Comunidades de quatro municípios de Mato Grosso serão beneficiadas com os serviços e ações do Ribeirinho Cidadão, uma iniciativa do Poder Judiciário de Mato Grosso e Defensoria Pública. Ao todo, 46 localidades vão ser visitadas pelas equipes assistenciais na 12ª edição do projeto, que ocorrerá de 4 a 14 de fevereiro (etapa fluvial – percorrendo 36 lugares) e de 17 a 25 (fase terrestre – com visitas em 10 comunidades).
 
Serviços jurídicos, de saúde e cidadania são algumas das ações que vão ser levadas às pessoas que moram nas localidades que ficam afastadas dos centros das cidades e que em determinadas épocas do ano ficam isoladas devido ao período chuvoso.
 
Os moradores da cidade de Santo Antonio de Leverger e de mais cinco comunidades da redondeza estão entre os que vão receber os serviços assistenciais. O prefeito, Valdir Pereira ressaltou que este é um projeto consolidado, idôneo e que leva esperança para as pessoas, em especial aos ribeirinhos. “Além de oferecer serviços é um momento onde podemos ouvir os anseios do nosso povo. Com certeza essa vai ser a maior edição de todas já realizada pela vontade e empenho da equipe”, afirmou.
 
Em Juscimeira, os atendimentos serão realizados em três comunidades, além do município. Um dos locais é São Lourenço de Fátima que, segundo o prefeito Moisés dos Santos, algumas vezes fica esquecido, principalmente para a população ribeirinha, que mora às margens do rio, onde o acesso é mais difícil. “Esse projeto nos dá um apoio fundamental porque vai atender as pessoas em situação de vulnerabilidade. Estaremos com nossas equipes numa parceria com o Ribeirinho Cidadão. Sozinhos não conseguiríamos fazer esses atendimentos e essas comunidades ficariam desfalcadas”, observou.
 
No município de Barão de Melgaço a expectativa é grande para o início dos trabalhos. Além da cidade, 23 comunidades serão atendidas e a população já está ansiosa pela chega das equipes. Foi o que contou o prefeito Élvio Queiroz. “Sabemos da importância que os serviços representam para a população da nossa região e com certeza este ano teremos um número maior de atendimentos pelo que temos visto. Estamos esperando ansiosos”, comentou.
 
Poconé será outra cidade que receberá o projeto. Este é o terceiro ano consecutivo que o município é parceiro da ação e por lá, a expectativa também é a melhor possível. O prefeito Atail Marques do Amaral falou que sem dúvida nenhuma o Ribeirinho Cidadão é muito importante para todo o município. “O projeto chega no momento em que a necessidade é muito grande, tanto para quem mora na beira do rio quanto na periferia da cidade. Quando as equipes chegam a gente diminui bastante a nossa demanda, principalmente com os serviços jurídicos, casamento comunitário e os atendimentos médicos”, discorreu o prefeito.
 
O Ribeirinho Cidadão engloba várias ações, ideias, planejamento, logística e equipes diferenciadas. Segundo o coordenador do projeto, juiz José Antonio Bezerra Filho esta é uma iniciativa que tem como resultado o esforço de todos que acreditam nessa proposta, de levar dignidade aos moradores das regiões pantaneiras.
 
Municípios e localidades atendidas:
 
Etapa Fluvial
 
Santo Antonio de Leverger, Barranco Alto, São José da Boa Vista, Engenho Velho, Valo Verde, Barão de Melgaço, Recreio, Barranqueira, Rancharia, Piuva, Varador, Capão, Acorizal, Buritizal, Estirão Cumprido, Porto Brandão, Cuiabá Mirim, Conchas, Limoeiro, São Pedro de Joselândia, Pimenteira, Retiro, São Bento, São Pedro, Fazenda São João, Dona Rica, Engesa, Capivara, Treze, Arara Azul, Liberdade, Triunfo, Barreirinho, aldeia Perigara, Poconé, Porto Cercado.
 
Etapa Terrestre
 
Olho D’Água, Córrego D’Ouro, São Lourenço de Fátima, aldeia Gomes Carneiro, Lambari, Mimoso, Mocambo, Agrovila das Palmeiras, Vale Abençoado e Porto de Fora.
 
Leia mais sobre o assunto:
 
Confira cronograma do Ribeirinho Cidadão 2019
 
Vem aí a 12ª edição do projeto Ribeirinho Cidadão
 
Dani Cunha
Coordenadoria de Comunicação do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br
(65) 3617-3393/3394/3409