Enquete
Fechar
Enquetes anteriores

Poder Judiciário de Mato Grosso

 
Notícias

18.02.2019 10:16

Bem Viver define datas de visita do Hemobus
Compartilhe
Tamanho do texto:
Anote no calendário: o Programa Bem Viver já definiu as datas em que o ônibus do Hemocentro-MT, o Hemobus, visitará o Tribunal de Justiça e as sedes dos fóruns de Cuiabá e Várzea Grande para possibilitar as primeiras doações de sangue dos servidores e magistrados da Justiça Estadual em 2019. 
 
No dia 22 de fevereiro, das 8h às 16h, será a vez dos doadores de Várzea Grande fazerem a boa ação em prol do Hemocentro. Já no dia 28 de fevereiro o veículo vai estacionar no pátio do Tribunal de Justiça, também das 8h às 16h, para a coleta. Por fim, no dia 1º de março, será vez de a solidariedade alcançar os servidores do Fórum de Cuiabá, no mesmo horário.
 
No âmbito do Bem Viver, a campanha de doação de sangue é de responsabilidade das enfermeiras Priscilla Daleffe de Moraes, Manoela B. de C. Afonso e Etiane C. Andrade.
 
“É importante que os servidores participem porque é uma campanha solidária, que busca ajudar a manter e a repor os estoques do banco de sangue do Estado de Mato Grosso. São bolsas de sangue utilizadas em todos os hospitais públicos, então, todos nós podemos vir a precisar um dia. É uma campanha que ajuda o outro e a si mesmo. Mais uma vez o Tribunal de Justiça vem com essa parceria com o MT Hemocentro para realizar essa campanha na sede do TJ e nos fóruns de Cuiabá em Várzea Grande, para promover essa atitude solidária dos servidores, que sempre é um sucesso”, afirmou Priscilla Daleffe.
 
Veículo - O Hemobus é o veículo que tem auxiliado na manutenção do estoque de sangue para atender pacientes internados nos hospitais públicos e prontos-socorros de Cuiabá e Várzea Grande, pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
 
O diferencial do veículo é que ele oferece praticidade à população, pois o doador não precisa se deslocar à sede do Hemocentro para fazer a doação. Além disso, em até 30 minutos o doador finaliza o processo, que consiste em fazer o cadastro, a triagem hematológica, a triagem clínica, a coleta e o lanche/hidratação.
 
Doe Sangue - Para ser um doador, a pessoa precisa sentir-se bem e ter idade entre 16 e 69 anos, 11 meses e 29 dias. Adolescentes de 16 e 17 anos podem doar se estiverem acompanhados pelos pais e autorizados pelos mesmos. Já os maiores de 60 anos devem já ter efetuado ao menos uma doação. É necessário ter peso igual ou superior a 50 quilos.
 
Todos os doadores, sem distinção, precisam estar bem alimentados, evitando-se alimentos gordurosos quatro horas antes da doação. Outra recomendação é dormir bem na noite anterior (4h de sono, no mínimo). O doador também deve ter em mãos documento oficial com foto.
 
Programe-se para essa ação de solidariedade!
 
 
Lígia Saito (com informações do Hemocentro-MT)
Coordenadoria de Comunicação do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br
(65) 3617-3393/3394/3409