Enquete
Fechar
Enquetes anteriores

Poder Judiciário de Mato Grosso

 
Notícias

19.03.2019 15:51

Parceria entre Judiciário e Rotam garante oportunidade a adolescentes
Compartilhe
Tamanho do texto:
Tatames e pinturas novos, espaço adequado e bem iluminado este é o novo cenário onde 130 crianças e adolescentes carentes participam, sem pagar nada, do projeto Jiu-jitsu Rotam desenvolvido pela Polícia Militar em parceria com o Tribunal de Justiça, Prefeitura de Cuiabá e a iniciativa privada.
 
Na noite desta segunda-feira (18), a parceria ganhou mais um capítulo, com a entrega do centro de treinamento esportivo da Rotam reformado. O recurso para as melhorias do espaço é oriundo de fianças e transações penais da 10ª Vara Criminal de Cuiabá, que julga delitos de trânsito. A Comissão Especial sobre Drogas Ilícitas do Tribunal, presidida pelo desembargador Marcos Machado, destinou R$ 105.908,00 para a reforma do espaço.
 
Agora os beneficiados pelo projeto, sendo 10 deles encaminhados pelo Poder Judiciário, tem um incentivo a mais para a prática do esporte. É o caso do estudante D.H.B.J., 16 anos.
 
A disciplina das artes marciais mudou a vida do garoto. Antes ele era fumante, pesava 120 quilos, sedentário e vivia irritado. Depois de seis meses praticando jiu-jitsu perdeu 10 quilos, está mais disposto e parou de fumar, vício que começou muito cedo, por volta dos 10 anos de idade.
 
Entretanto, a transformação não foi apenas física. O adolescente é autor de ato infracional e após passar por audiência com o juiz Jorge Alexandre Martins Ferreira, da 2ª Vara Especializada da Infância e Juventude de Cuiabá, como medida socioeducativa, ficou seis meses em liberdade assistida. Neste período teve que participar do projeto Jiu-jitsu Rotam, coordenado pela Polícia Militar por meio do Batalhão de Ronda Ostensiva Tática Móvel (Rotam).
 
“Antes tinha muita preguiça de fazer qualquer atividade. Mas agora sei que é importante para a saúde. Já emagreci, parei de fumar e estou me alimentando melhor. Reduzi muita a quantidade do prato”, revela o adolescente. “Em casa estou dando mais atenção para minha avó, quero terminar os estudos e continuar no projeto”, garante o adolescente que estuda no 1º ano da escola Estadual Joaquim Siqueira Caldas, no Tijucal.
 
A gestora do Central Medidas Socioeducativas de Cuiabá, Alciane Rodrigues Assis, revela que a avó do garoto é quem cria o menino. Além dele outros nove adolescentes foram encaminhados pelo Juizado da Infância e Adolescência para participar do projeto da Rotam e outros 10 para o projeto Judô Bope (Batalhão de Operações Especiais).
 
“Esta medida é uma oportunidade para a mudança. Este adolescente estava dando muitos problemas para a escola e para a avó. Agora está comportado, continuando os estudos e já conseguiu um estágio”, elogia. “A avó dele agradece todos os dias pelo neto ter cometido um erro, ter vindo para cá e ter tido essa oportunidade de mudar de vida”, lembra.
 
O sargento PM Roderiky Cardoso Ferreira, coordenador do projeto também é só elogios para os participantes. “Eles chegam aqui revoltados, muitos tem problemas familiares, outros não querem por ser uma medida socioeducativa, mas depois que tem contato com o esporte se apaixonam e não querem mais deixar de praticar”, declara.
 
O sargento também se apaixonou pelo esporte assim que o conheceu. Em 2007, quando integrou a Força Nacional no Rio de Janeiro. De lá para cá se dedicou e hoje realiza o projeto social que dá aula do esporte, de graça, para crianças carentes. “Muito mais do que o esporte o projeto aborda temas de cidadania, respeito ao próximo e aproxima essas crianças da PM” enfatiza.
 
“O projeto seria impossível sem os parceiros. Por isso agradeço muito cada um”, discursou o comandante geral da PM, coronel Jonildo José de Assis. “Ao trabalharmos na formação de crianças e adolescentes estamos garantindo que elas se tornem adultos melhores”, completou.
 
Alcione dos Anjos/ Fotos: Eliel Tenório
Coordenadoria de Comunicação do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br
(65) 3617-3393/3394/3409