Enquete
Fechar
Enquetes anteriores

Poder Judiciário de Mato Grosso

 
Notícias

22.03.2019 17:29

Conselheiro do CNJ elogia trabalho desenvolvido pelo TJMT
Compartilhe
Tamanho do texto:
 “A mediação e conciliação são temas prioritários do Conselho Nacional da Justiça (CNJ), que, particularmente, sou entusiasta. Significa um aprimoramento enorme da justiça, e isso o Tribunal de Justiça de Mato Grosso está fazendo de maneira exemplar”, elogiou o conselheiro Henrique de Almeida Ávila, nesta sexta-feira (22), quando trouxe a pauta ao TJ em encontro com desembargadores mato-grossenses.
 
“Administrar a justiça daqui com certeza não é simples, mas com esse diálogo, e compreendendo as dificuldades de cada ponto, tenho absoluta certeza que o TJMT tem feito tudo que se espera de um órgão de controle administrativo, que é o caso do CNJ”, aponta Ávila. “Batemos um papo muito amistoso e produtivo, e conseguimos verificar que as demandas do CNJ e do Tribunal convergem na maior parte”, completa.
 
O conselheiro, que integra o grupo de trabalho do CNJ que discute medidas para a modernização e efetividade da atuação do Poder Judiciário nos processos de recuperação judicial e de falência, assegura que a mediação e a conciliação são o caminho para redução dos processos judiciais e para a solução adequada de cada conflito, inclusive nos casos que envolvem o agronegócio.
 
“Devido ao desenvolvimento do agronegócio no Estado e a importância do setor para a economia do país fazem com que muitos litígios complexos aportam todos os dias na Justiça”, acrescenta Henrique Ávila.
 
No encontro no TJ, além do presidente, Carlos Alberto Alves da Rocha, e do corregedor-geral da Justiça, Luiz Ferreira da Silva, participaram integrantes da Primeira Câmara de Direito Público: desembargadores Paulo da Cunha, Sebastião de Moraes Filho, Guiomar Teodoro Borges, Sebastião Barbosa Farias, e as desembargadoras Clarice Claudino da Silva, Maria Erotides Kneip, Nilza Maria Pôssas de Carvalho e Antônia Siqueira Gonçalves Rodrigues.
 
Na visita ao Tribunal de Justiça, para o encontro com desembargadores, o conselheiro do CNJ estava acompanhado pelo vice-presidente do Instituto dos Advogados Mato-grossenses (Iamat), Evandro César dos Santos, e o advogado e doutor em Direito Processual Civil Welder Queiroz dos Santos,
 
Antes da reunião no Judiciário mato-grossense, Henrique Ávila palestrou, no período da manhã, no 1º Simpósio de Recuperação Judicial do Agro, organizado pela Famato e TJMT, em Cuiabá.
 
Pontos de convergência com CNJ - Na visão do conselheiro do CNJ, Henrique de Almeida Ávila, a digitalização dos processos judiciais em Mato Grosso ‘está indo de vento e polpa’. “É muito importante para as partes, advogados, juízes, enfim, para todos os operadores do Sistema de Justiça, principalmente para o jurisdicionado, essa etapa”, assinala.
 
Outro ponto de convergência entre TJ e CNJ citado pelo conselheiro Henrique de Almeida Ávila é a priorização dos órgãos da Primeira Instância. “É uma política institucional do CNJ e estamos contando com uma direção do TJMT muito empenhada em estruturar a Primeira Instância, que, segundo estática do CNJ, é o gargalo da Justiça no Brasil. Muito satisfatório ver que o TJMT está na mesma página que o CNJ”, conclui.
 
Alcione dos Anjos/ Fotos: Adilson Cunha
Coordenadoria de Comunicação do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br
(65) 3617-3393/3394/3409