Enquete
Fechar
Enquetes anteriores

Poder Judiciário de Mato Grosso

 
Notícias

23.04.2019 17:54

Coordenadoria Judiciária: inovações ajudam a reduzir tempo de tramitação dos processos
Compartilhe
Tamanho do texto:
 Com foco constante em tornar o julgamento de processos cada vez mais rápido e eficiente, a Coordenadoria Judiciária do Tribunal de Justiça de Mato Grosso trabalhou em seis projetos nos primeiros 100 dias da atual gestão (biênio 2019-2020). As frentes de trabalho se dedicaram ao aprimoramento dos métodos usados para monitorar e reduzir a taxa de congestionamento da Justiça Estadual, à instalação de melhores filtros de busca e mais rapidez nos resultados de pesquisa de jurisprudência (tanto de decisões judiciais quanto de administrativas), além da iniciativa inédita de unificar as secretarias criminais e ainda implantar uma sala de audiência para videoconferência no TJMT.
 
“Tudo isso é a busca da celeridade no trâmite processual, busca pela eficiência, com um tempo de tramitação mais rápido. Todas as ações da nossa área visam isso, significa que estamos julgando mais processos do que recebemos, julgando mais rápido, dando essa resposta que a sociedade quer”, salienta a coordenadora judiciária do TJMT, Mariely Steinmetz.
 
A fim de aperfeiçoar o monitoramento da taxa de congestionamento dos processos de 2º grau, foi elaborado um novo relatório para verificar o grau de recorribilidade das decisões monocráticas, que são aquelas decididas apenas por um magistrado e não pelo colegiado.
 
Esse índice subiu de 0,32% em 2010 para 2,89% este ano, de forma que esse aumento motivou a Coordenadoria Judiciária a desenvolver uma nova metodologia para averiguar se esses processos estão congestionando o fluxo processual do Tribunal. A taxa de congestionamento do TJMT está em 50,34%, aferida no mês de março.
 
Além deste trabalho, os painéis de divulgação do julgamento de processos que ficam expostos nos corredores do Palácio da Justiça reformulados, acrescidos de informações novas e detalhadas conforme cada atividade em que se encontra pendente no processo (triagem, juntada, análise de manifestação, cumprimento de determinação, cumprimento de determinação urgente e redistribuição).
 
Secretaria unificada – Neste mês, entrou em funcionamento o projeto-piloto de unificação das três secretarias das Câmaras Criminais do TJMT. O modelo de gestão foi implantado pela primeira vez em um tribunal estadual do país, com o objetivo de sair de um modelo burocrático para um sistema moderno com funcionamento simplificado do trabalho das secretarias.
 
A Coordenadoria Judiciária atingiu 100% de conclusão em cinco dos seis projetos desenvolvidos, ficando pendente apenas a sala de audiência no TJ em virtude de dificuldades na adequação do espaço físico.
 
Veja também:
 
Agilidade processual: TJ de MT é o primeiro do país a unificar secretarias criminais
 
 
Mylena Petrucelli
Coordenadoria de Comunicação do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br
(65) 3617-3393/3394/3409