Enquete
Fechar
Enquetes anteriores

Poder Judiciário de Mato Grosso

 
Notícias

03.05.2019 10:17

Justiça Comunitária atua em parceria com Defensoria
Compartilhe
Tamanho do texto:
A Justiça Comunitária foi determinante para o sucesso do Projeto Defensoria Até Você, realizado pela Defensoria Pública, no Bairro Jardim União, em Cuiabá. A edição ocorreu no sábado (27/04) na Escola Municipal Lenine Campos Póvoas e a Justiça Comunitária foi convidada a participar e deu o tom dos atendimentos, conduzindo os moradores até os parceiros indicados.

Energisa, Águas Cuiabá, Caixa Econômica Federal, entidades como Rotary, atendimento oftalmológico e de dentistas, foram ofertados. A população também pode se informar sobre a guarda de uma criança ou adolescente, acesso ao exame de paternidade, como solicitar pensão, divórcio, regularização de união estável e ainda tirar dúvidas relacionadas ao acesso a serviços de saúde, direito do consumidor, alteração de nome em registros de identidade pessoal, entre outros.

Parte destes atendimentos passaram pela triagem da Justiça Comunitária. A agente Nilza de Campos explicou a importância de se trabalhar em parceria. “É mais uma maneira de levarmos as informações e encaminhamentos a outros órgãos. Temos vários colaboradores e também agimos da mesma forma. Neste caso a Defensoria Pública é um dos parceiros que mais encaminhamos para novos atendimentos. Atendemos onde for necessário e participar deste evento ajuda a fixar nosso nome junto à população”

O ouvidor-geral Cristiano Nogueira Preza agradeceu aos parceiros e explicou que o projeto nasceu em 2015, mas que ganhará força este ano. “Pretendemos realizar um evento por mês. É de fundamental importância sairmos dos prédios. Junto às comunidades ganhamos mais conhecimento e com isto criamos mais credibilidade. O Jardim União é considerado um dos cinco bairros mais periféricos de Cuiabá, por isso resolvemos iniciar por aqui. Em 1h30 conseguimos fazer o dobro de atendimentos esperados. A Defensoria é o advogado gratuito do povo e tem que estar próxima da população”, concluiu.
 
Ranniery Queiroz
Coordenadoria de Comunicação do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br
(65) 3617-3393/3394/3409