Enquete
Fechar
Enquetes anteriores

Poder Judiciário de Mato Grosso

 
Notícias

16.05.2019 12:12

Verde Novo participa de inauguração do Parque da Nascente
Compartilhe
Tamanho do texto:
A população cuiabana poderá desfrutar de mais um parque público e o projeto Verde Novo participa da solenidade de inauguração com a distribuição de 250 mudas de árvores frutíferas e nativas da região. Nessa quinta-feira (15), a prefeitura de Cuiabá entregará o Parque da Nascente localizado na região Norte, entre o bairro Morada do Ouro I e II.
 
O espaço será inaugurado às 19h e é fruto de uma parceria entre o Poder Judiciário de Mato Grosso, por meio do Juizado Volante Ambiental (Juvam), Prefeitura de Cuiabá, Ministério Público de Mato Grosso (MPMT), Águas Cuiabá, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e o Instituto Ação Verde.
 
O local tem uma extensão de aproximadamente 30 mil m² e antes era uma área abandonada que estava sendo usada como lixão clandestino. Porém, foi completamente transformado em um novo espaço voltado para o lazer e a preservação ambiental. A obra englobou a criação de dois espaços diferentes, alinhando a oferta de alternativas de recreação com a conservação da nascente do Córrego Gumitá.
 
Além da retirada de mais de 100 caminhões de lixo e o plantio de mais de 3.500 mudas de árvores nativas, também foi realizada na área, a construção de pista de caminhada, academia ao ar livre, playground, espaço para pets, e uma grande passarela de contemplação. Ainda foram executados os serviços de iluminação, jardinagem e paisagismo, e instalação de bancos e lixeiras. As vias de acesso ao Parque da Nascente também foram totalmente recuperadas. Essas ações foram realizadas pelas secretarias municipais de Serviços Urbanos, Obras e Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano.
 
O Verde Novo também distribuirá 250 mudas na Feira SUStentável na Secretária de Estado de Saúde, que será realizada das 16h às 18h.
 
Verde Novo - O projeto é desenvolvido pelo Poder Judiciário de Mato Grosso, por meio do Juizado Volante Ambiente (Juvam), em parceria com a Prefeitura de Cuiabá, Instituto Ação Verde e o Grupo Petrópolis, responsável pela doação das mudas de árvores nativas e frutíferas.
  
O Grupo Petrópolis promove há mais de oito anos ações de reflorestamento e educação ambiental por meio do projeto intitulado AMA (Área de Mobilização Ambiental). E essa parceria com o grupo tem contribuído para que Cuiabá recupere o título de Cidade Verde.
  
Ciente da responsabilidade em relação às comunidades em que atua, a concessionária Energisa é também uma das mais recentes parceiras do Verde Novo. Ao desenvolver e apoiar projetos voltados para a promoção social, a empresa promove o desenvolvimento econômico, o resgate da cidadania e a preservação do meio ambiente.
 
 
Ulisses Lalio
Coordenadoria de Comunicação do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br
(65) 3617-3393/3394/3409