Enquete
Fechar
Enquetes anteriores

Poder Judiciário de Mato Grosso

 
Notícias

12.08.2019 15:41

Projeto apoiado pelo Judiciário realiza 2416 casamentos gratuitos em Mato Grosso
Compartilhe
Tamanho do texto:
 Ao som da música “Shalow”, de Lady Gaga, a coordenadora de eventos Ana Cristina de Almeida, 25, e o mecânico Jeferson Henrique Gonçalves, 25, pisaram juntos no tapete vermelho e caminharam até o altar para dizer sim e formalizar a união de 13 anos. O caminho foi aberto pelas filhas do casal Marya Feranda, 8, e Emanuelly Cristhyna, 6, com trajes de daminhas.
 
O casal com trajes típicos, ela de vestido branco, grinalda e buquê e ele de terno foram os escolhidos para representar os 291 casais que participaram do casamento social realizado pelo Projeto “Cartório Amigo – ações para um futuro melhor”, desenvolvido pela Associação dos Notários e Registradores do Estado (Anoreg-MT) em parceria com a Rede de Responsabilidade Social (Rares) e a Corregedoria de Justiça do Poder Judiciário. “Nunca foi um sonho casar de véu e grinalda, mas como surgiu a oportunidade e não teríamos custo, resolvemos aproveitar. Daí pensei, já que é pra casar não pode faltar nada”, revelou Ana Cristina minutos antes da cerimonia.
 
O palco da cerimonia foi a Associação Mato-grossense dos Magistrados (Amam). O salão social ficou pequeno para tantos casais em busca do sim. Os convidados ficaram do lado de fora e puderam acompanhar tudo por um telão, a estimativa é que 2 mil pessoas participaram do evento.
 
Durante a celebração feita pelo juiz de paz da Comarca, Edésio Arruda de Jesus, muita emoção. Para a dona de casa Elizetth Cristina Ferreira da Silva, 26, e o promotor de vendas Alexandre Adriano Ferreira da Silva, 32, parecia que a cerimonia era só deles. Juntos há cerca de um ano, já são uma família, eles têm juntos um filhinho de quatro meses e o filho dela de seis anos de um relacionamento anterior. Agora a família está formalizada perante a Lei dos Homens.
 
“Só quero agradecer a Jesus por tudo que ele fez na minha vida e da minha esposa. Ajoelhei ali em referência a ela e ao amor verdadeiro, porque ela merece”, declarou Alexandre. “É a realização de um sonho. É muito bom saber que estou sendo amada por este homem. Ele disse sim para mim ajoelhado, só tenho a agradecer a Deus que me presentou”, disse Elizetth com os olhos lacrimejando. “Agradeço a Anoreg e o Judiciário que organizaram este evento para aqueles que não têm um dinheirinho a mais, que nos deram esta oportunidade para que neste dia celebrássemos o nosso amor ”, agradeceu.
 
Cartório amigo – No sábado (10) ocorreu em todo o Estado a segunda edição do projeto ‘Cartório Amigo – ações para um futuro melhor’. Ao todo foram realizados 2416 casamentos sociais em Mato Grosso. Na Comarca de Várzea Grande foram 70 casamentos, realizados no Fórum.
 
O juiz-auxiliar da Corregedoria de Justiça do Poder Judiciário, José Arimatéa Neves Costa, acompanhou a cerimônia em Cuiabá e lembrou que a realização do evento é uma determinação do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e cabe a Corregedoria da Justiça a fiscalização, em caráter geral e permanente, das atividades das delegações notariais e de registros.
 
“O projeto conta com o apoio do Tribunal de Justiça, através da Corregedoria Geral da Justiça, e visa incentivar a legalização dessas uniões de fato, que são famílias já constituídas mas que não tem condições de custear um casamento. É um momento de esforço concentrado do TJ e da Anoreg para realizar um casamento sem nenhuma taxa ou despesas extra para essas pessoas legalizarem-se perante o Direito Civil Brasileiro”.
 
O diretor da Escola da Magistratura Mato-Grossense (Emam), juiz Emerson Cajango, que cedeu o espaço para a realização a cerimonia destaca que a ação é mais uma demonstração da aproximação do Poder Judiciário com a população. “A missão dos magistrados não é apenas julgar ações. Temos uma função social e a realização do casamento social é uma demonstração dessa preocupação”, afirma.
 
O juiz de paz da comarca de Cuiabá, Edésio Arruda de Jesus, aponta que além da realização de um sonho o casamento social é um “presentão” para os casais. Já que de acordo com a tabela de Emolumentos dos cartórios, estipulada pela CGJ, uma certidão desta não sai por menos de R$ 350. “Se coloque no lugar destes casais. É uma felicidade muito grande. Eles conseguiram regulariza uma situação, que muitas vezes só pela falta de condições financeiras não lhe era permitido. A família e nosso único patrimônio, neste sentido me sinto honrado em participar da união destes casais”.
 
Serviços – O projeto tem a finalidade de proporcionar o resgate da cidadania à sociedade mato-grossense, oferecendo diversos serviços gratuitos. Segundo a superintendente da Anorg, Anete Ribeiro, 118 cartórios fizeram a adesão ao Cartório Amigo em 2019.
 
Das 9h ate às 18h as serventias desses cartórios fizeram atendimento ao público com pedidos de certidão de casamento, nascimento e óbito. Cuiabá teve atendimento na Praça da Republica. “Tivemos muito pedidos de certidão de nascimento e procura para saber do que se precisa para fazer um inventário, além de registro de imóveis”, citou.
 
Veja mais fotos em nosso Flickr. Clique AQUI.
 
Alcione dos Anjos
Coordenadoria de Comunicação do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br
(65) 3617-3393/3394/3409