Enquete
Fechar
Enquetes anteriores

Poder Judiciário de Mato Grosso

 
Notícias

21.08.2019 17:51

Judiciário em Movimento leva atendimento a moradores do Boa Esperança em Sinop
Compartilhe
Tamanho do texto:
O dia 21 de agosto de 2019 entrará para a memória do pedreiro Dirceu Castanho, 55 anos, e da diarista Iloni Bonkewich, 52. Foi a data que conseguiram encerrar uma história que se arrasta por 16 anos. Depois de 20 anos de casados e quatro filhos (hoje com idades entre 20 e 30 anos) viram que a união não estava dando certo. Cada um foi para uma casa, mas no papel ainda são casados.
 
Na manhã desta quarta-feira (21) foram até Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) do Boa Esperança, em Sinop (a 500 km de Cuiabá) e em 45 minutos assinaram o divórcio consensual, por meio do Centro Judiciário de Soluções de Conflitos e Cidadania (Cejusc). Este foi um dos atendimentos realizados pelo Judiciário em Movimento, projeto idealizado pelo presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, desembargador Carlos Alberto Alves da Rocha e desenvolvido na "Capital do Nortão" em parceria com a prefeitura, por meio do Procon.
 
"Achei o atendimento muito rápido e prático. Conseguimos resolver nossa questão no mesmo lugar e sem muita burocracia", afirma o pedreiro. "As mediadoras foram muito atenciosas. A vinda do projeto ao bairro facilitou muito a nossa vida. Antes tinha que ir ao fórum gastar com transporte e agora foi tudo pertinho", avaliou a diarista.
 
Do lado de fora da sala improvisada de audiência, muito mais serviços eram oferecidos. A dona de casa Eronilda de Almeida, 52, buscava informações de como conseguir a guarda definitiva da neta de 7 anos e depois pedir pensão alimentícia para o pai da menina. Foi orientada pelo Cejusc e saiu de la com data agendada para audiência no Fórum. Enquanto uns resolviam pendências jurídicas outros davam um trato no visual, ou aproveitaram para trocar de lâmpadas, colocar o cartão de vacinação em dia, negociar dívidas, fazer um corte de cabelos entre outros serviços nas áreas do Direito de Família e Direito do Consumidor.
 
A prefeita de Sinop, Rosana Martinelli agradeceu ao Poder Judiciário pela parceria e disse que o projeto representa a aproximação da Justiça com a população. "Além de resolver o problema que aflige o cidadão, esta aproximação com ações efetivas dá um afago. Fiquei muito feliz com essa iniciativa".
 
Programação - as atividades do Judiciário em Movimento seguem até sábado (24) com ações voltadas para capacitação de servidores e magistrados, debate com a sociedade em audiência pública e palestra do ministro do STJ, Marco Aurélio Buzzi "Novos enfrentamentos da Política Judiciária de resolução de conflitos", durante a Jornada de Estudos, na noite de sexta-feira (23), no Centro de Eventos Dante de Oliveira.
 
 
Alcione dos Anjos
Coordenadoria de Comunicação do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br
(65) 3617-3393/3394/3409