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Poder Judiciário de Mato Grosso

 
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23.08.2019 16:45

Coordenadoria Judiciária apresenta boas práticas com foco no cidadão
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 Melhorar ainda mais o serviço da prestação jurisdicional, focar no resultado entregue à população e aprimorar sempre a eficiência do processo de trabalho como equipe. Estes são alguns dos focos da Coordenadoria Judiciária do Tribunal de Justiça de Mato Grosso que trabalha buscando sempre a diminuição do tempo de tramitação dos processo, por meio da otimização do trabalho.
 
Nesses oito meses de trabalho (de janeiro a agosto de 2019) a unidade já realizou entregas que indiretamente refletem na melhora dos trabalhos oferecidos ao cidadão. Dentre os quais, a coordenadora Judiciária, Mariely Steinmetz, destacou o banco de jurisprudência administrativas, que dá publicidade às decisões administrativas do Judiciário e é formado de um robusto acervo voltado para pesquisas.
 
“O banco permite que o usuário consulte a forma como o Judiciário está decidindo. Ele pode ser acessado no Portal de Jurisprudência, no site do TJ e também pelo aplicativo PJMT Serviços. Atualmente, temos cerca de 1.200 acórdãos indexados que permitem que as pessoas possam, efetivamente, consultar decisões administrativas do Poder Judiciário de Mato Grosso. Para facilitar ainda mais estamos trabalhando em parceria com a Coordenadoria de Tecnologia da Informação (CTI) para oferecer vários serviços necessários ao advogado dentro do aplicativo. Lá, também já temos a pauta de julgamento dos processos eletrônicos que o advogado pode consultar no próprio celular. Isso quer dizer que a Justiça está ao alcance da mão dele.”
 
Mariely ressaltou ainda o suporte que a coordenadoria deu para implantação da Câmara Temporária de Direito Público do Tribunal de Justiça. “O presidente do Tribunal, desembargador Carlos Alberto Alves da Rocha, preocupado com os processos que possuem mais de 100 dias de tramitação, implantou a Câmara Temporária no TJMT. Em menos de um mês de implantação já julgamos mais de 500 processos, resultando na entrega da prestação e na baixa do congestionamento.” A Câmara é presidida pela desembargadora Maria Aparecida Ribeiro e composta pelos juízes Edson Pereira da Costa, Gilberto Bussiki e Márcio Aparecido Guedes.
 
Esses e outros resultados foram apresentados na manhã desta sexta-feira (23 de agosto), seguindo as boas práticas de gestão de acompanhamento dos resultados estratégicos da administração do Poder Judiciário, durante a reunião tática da Coordenadoria Judiciária. “Estamos apresentando os resultados obtidos pela Coordenadoria até o momento nesta gestão e também reconhecendo todo o esforço dos nossos servidores em sempre entregar o melhor resultado. Quem vai colher os benefícios dos serviços prestados são os cidadãos que recebem o trabalho de um Judiciário bem gerido. Quando o foco é voltado para a melhoria da prestação jurisdicional, quem vai ganhar é sempre a população”, apontou Mariely.
 
Ela também falou sobre outras metas alcançadas que garantiram resultados positivos, como a unificação das Câmaras Criminais, que gerou baixa de 16% no tempo de tramitação dos processos criminais no Segundo Grau, e aproveitou para destacar a necessidade da unificação das Secretarias Cíveis que está por vir.
 
A diretora-geral, Claudenice Deijany F. de Costa, assistiu à apresentação e pontuou que a Coordenadoria é essencial para a entrega do trabalho do TJMT à população, tendo em vista que é a área fim do Poder Judiciário. Ela afirmou ainda que os resultados apresentados pela Coordenadoria Judiciária nesta gestão estão satisfatórios e mostram que todo o trabalho é realizado em prol da baixa da taxa de congestionamento, da economia de processo dentro da área de negócio e atende ao que foi estabelecido pela gestão 2019/2020.
 
“É por meio da Coordenadoria Judiciária que se faz a entrega do serviço palpável àquele que busca o Judiciário para a resolução os conflitos. Com a apresentação, percebemos que a unidade tem alcançado muitas das metas a que se propôs, apresentando resultados positivos. O objetivo é sempre a economia de recursos como um todo, celeridade da tramitação dos atos processuais, porque a história nos mostra que é possível agilizar ainda mais os processos dentro da área e isso refletirá na prestação jurisdicional e na efetiva satisfação do público externo e interno”, concluiu Claudenice.
 
Keila Maressa
Coordenadoria de Comunicação do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br
(65) 3617-3394/3393