Enquete
Fechar
Enquetes anteriores

Poder Judiciário de Mato Grosso

 
Notícias

09.09.2019 15:22

Justiça Comunitária leva atendimentos para famílias de Rosário Oeste
Compartilhe
Tamanho do texto:
 Mais de 200 famílias de sete localidades do município de Rosário Oeste (128 km ao norte de Cuiabá) foram atendidas em uma ação realizada pela Justiça Comunitária, do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, no sábado (7 de setembro). Mais uma vez os parceiros deram as mãos e se uniram com o propósito de fazer o bem, levando serviços sociais, de lazer e cultura, assistência social, saúde, beleza e doações roupas e calçados.
 
A Escola Estadual José Pedro Gonçalves, na comunidade Jatobá, foi o local onde foram realizados os 1.400 atendimentos/procedimentos. Nem mesmo o forte calor desanimou os moradores da região.
 
A ação nasceu de uma visita de campo feita pela equipe da Justiça Comunitária, que percorria a região para sondagem para outra ação. “Ficamos tocados com a carência do local e resolvemos atender de alguma forma, fazer algo de forma mais pontual”, explica a assessora da Justiça Comunitária, Tatiane Guerra.
 
Coordenador da Justiça Comunitária, o juiz José Antônio Bezerra Filho, disse que foi um dia de bênçãos, mais uma vez reunir os órgãos e entidades parceiras que se comprometem em fazer o bem ao próximo. O resultado, segundo o magistrado, é um dia diferenciado e fantástico. “Ações como essa têm que ocorrer nas comunidades mais afastadas, que dificilmente teriam esses serviços. Foram duas horas de estrada de chão para chegarmos ao local e cada dia a gente vê a satisfação das pessoas e principalmente que é possível, junto aos municípios, levar todos esses serviços. As coisas acontecem e a população se sente privilegiada”, afirma.
 
A secretária de Agricultura e Meio Ambiente de Rosário Oeste, Luilna Cruz, definiu o dia como diferenciado e de grande importância. “Sabemos que são comunidades que precisam desse olhar. Muitas vezes as pessoas que moram lá ficam impossibilitadas de ir até a cidade por questões financeiras, e por isso é importante ter parceiros para essa ação”, ressalta.
 
Além disso, a secretária observa que todas as famílias atendidas conseguiram diversos atendimentos que, mesmo se fossem até a cidade, não conseguiriam. “Rosário Oeste é um município pequeno em termos de população, mas em território é grande e não conseguimos alcançar todos os lugares, por isso foi um grande ganho levar todos esses serviços que a população dessas localidades tanto precisam. Esperamos mais ações como essa da Justiça Comunitária em outras comunidades”, anseia.
 
Uma das parceiras de várias ações e mutirões, Débora Galvan, da Galvan Escola de Cabeleireiros, garantiu a autoestima e bem estar de homens, mulheres e crianças. Ela ofereceu cortes de cabelo, massagens e penteados. Ela diz que em ações voluntárias, como essa, o que aprendeu foi amar verdadeiramente o próximo.
 
“Amor voluntário é doador, não esperamos anda em troca, principalmente porque na maioria das vezes não voltaremos a ver essas pessoas. Participar dessas ações é isso, doação. Cada dia que passa conheço pessoas maravilhosas”, comenta.
 
Atendimentos - As pessoas tiveram atendimento médico, de enfermagem e odontologia, orientações e encaminhamentos com os agentes comunitários e Defensoria Pública, informações sobre o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), além do apoio da Defesa Civil de Mato Grosso e entrega de roupas e calçados doados pela Receita Federal. Adultos e crianças puderam levar livros para casa graças ao projeto Inclusão Literária, de Clóvis Matos.
 
INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) - informações/orientações, extrato previdenciário (CNIS), simulação de tempo de contribuição, cadastro "Meu INSS", requerimentos de benefícios, consultas de benefícios.
 
Defensoria Púbica - atendimentos diversos.
 
Secretária de Assistência Social de Rosário Oeste - Cadastro Único, atendimento psicológico.
 
Galvan Escola de Cabeleireiros - cortes femininos, tranças, bamboo terapia, Do-in, cortes masculinos.
 
Secretária de Saúde de Rosário Oeste - atendimentos médicos, atendimentos odontológicos.
 
Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc) – segunda via de certidões.
 
Inclusão Literária - Clovis Matos - distribuição de livros.
 
Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária) – atendimentos de suporte de TI.
 
Veja mais ações da Justiça Comunitária:
 
Araguaia Cidadão realiza mais de 36 mil atendimentos na 1ª fase e se prepara para nova etapa
 
 
Caminhão da Justiça Comunitária inicia atendimentos durante Araguaia Cidadão
 
 
Justiça comunitária faz quase 10 mil atendimentos em mutirão de Jaciara
 
Dani Cunha
Coordenadoria de Comunicação do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br
(65) 3617-3393/3394/3409