Enquete
Fechar
Enquetes anteriores

Poder Judiciário de Mato Grosso

 
Notícias

13.11.2019 10:20

Tangará da Serra irá sediar quarto Judiciário em Movimento
Compartilhe
Tamanho do texto:
A Comarca de Tangará da Serra (239 km a médio-norte) será a anfitriã da quarta edição do projeto Judiciário em Movimento, idealizado pelo presidente do Poder Judiciário, desembargador Carlos Alberto Alves da Rocha, e coordenado pelo juiz auxiliar da Presidência, Agamenon Alcântara Moreno Júnior.
 
Com o intuito de promover a integração entre o Poder Judiciário e a sociedade, o Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) realiza no Fórum de Tangará da Serra, de 25 a 30 de novembro, o projeto que reúne iniciativas da Escola Itinerante, Jornada de Estudos, Audiência Pública e serviços de Acesso à Justiça.
 
Servidores e magistrados das comarcas do Polo de Tangará (formando ainda por Barra do Bugres, Campo Novo dos Parecis, Sapezal e Nova Olímpia) e dos polos de Juína (composto Juara, Brasnorte, Porto dos Gaúchos, Tabaporá, Colniza e Cotriguaçu) e Diamantino (Arenápolis, Nortelândia, Nova Mutum, Nobres, Rosário Oeste, São José do Rio Claro) irão receber cursos e capacitações voltadas para a melhoria jurisdicional.
 
Na segunda-feira (25), das 8 h às 18 h, no Tribunal do Júri de Tangará da Serra, a Escola de Servidores por meio da Coordenadoria Militar do PJMT irá ofertar o curso “Segurança institucional e autodefesa para servidores”.
 
De segunda-feira (25) a quarta-feira (28) será realizo curso de Libras Básico, sempre das 8h às 13h, somando 20 horas de carga horária. De terça-feira (26) a quinta-feira (28), das 8h às 12h, será feito o treinamento “Síntese das atualizações e inovações do Código de Processo Civil, com carga horária de 12 horas. E nos mesmos dias, mas no período vespertino (das 14h às 18h), será ministrada a capacitação “Gestão de Secretaria, gabinete e prazos (Código de Processo Civil)”.
 
Ainda no período de 25 a 27 de novembro acontecerá o treinamento “On The Job”, da Central de Arrecadação e Arquivamento para os servidores e magistrados da comarca.
 
Na quinta-feira (28), terá início a XVIII Jornada de Estudos, com o seminário “Prisão Cautelar na Visão do STJ”, proferido pelo ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Joel Ilan Paciornik. As atividades são organizadas pela Escola Superior da Magistratura de Mato Grosso (Esmagis-MT) em parceria com a Associação Mato-grossense dos Magistrados (Amam).
 
O ponto alto do Judiciário em Movimento será na sexta-feira (29), quando o fórum de Tangará abre suas portas para receber representantes da sociedade e ouvir o que eles esperam do futuro do judiciário, dando discas e sugestões para elaboração do Planejamento Estratégico Participativo 2021-2026 durante a 4ª Audiência Pública deste ano.
 
No sábado, a jornada de estudos continua com os magistrados dos polos contemplados recebendo informações da Coordenadoria de Planejamento (Coplan) referente à Justiça em Números e Planejamento estratégico e também dados referentes a custas e percentual da justiça gratuita nesses polos. Além de uma palestra ministrada pela Coordenadoria de Comunicação.
 
“Esta ação do Poder Judiciário vir até às comarcas é extremamente importante, pois mostra a interiorização e a aproximação do Judiciário, deixa o poder mais perto do público externo e interno, permitindo resultados mais satisfatórios para aqueles que buscam à Justiça”, define o diretor do Fórum de Tangará da Serra, juiz Anderson Gomes Junqueira.
 
Alcione dos Anjos
Coordenadoria de Comunicação do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br
(65) 3617-3393/3394/3409