Enquete
Fechar
Enquetes anteriores

Poder Judiciário de Mato Grosso

 
Notícias

22.01.2020 10:15

Click Jud registra quase 15 mil usuários em menos de quatro meses
Compartilhe
Tamanho do texto:
Lançada há menos de quatro meses, a plataforma Click Jud vem se consolidando como uma ferramenta que propicia praticidade e agilidade no acesso a serviços judiciais e administrativos do Poder Judiciário de Mato Grosso. Ela contabiliza até agora 14.667 usuários, ou seja, registra uma média de 5 mil novos visitantes por mês e quase 40,5 mil acessos. Apesar de a maioria dos acessos terem sido feitos no Brasil (92,36%), o Click Jud já foi acessado em diversos países e territórios, como Estados Unidos, França, Finlândia, República Tcheca, Cingapura, Hong Kong, Áustria e Reino Unido.
 
“De outubro para cá percebemos um crescente número de usuários, com ênfase inclusive em situações que a gente não esperava, pois uma parte do público nem está no Brasil”, afirma o coordenador de Tecnologia da Informação do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, Thomás Augusto Caetano. Segundo ele, quinzenalmente a ferramenta passa por nova atualização e uma nova versão é lançada, com melhorias na funcionalidade, navegação e correção de eventuais falhas.
 
Dentre os diversos serviços fornecidos, os mais buscados via Click Jud são a consulta processual e de pautas de julgamento, assim como o Portal de Documentos, que permite o acesso a peças processuais com a consulta por QR Code. “É uma das funcionalidades mais usadas, que é o acesso aos documentos pelo QR Code, e traz um impacto direto no consumo de papel e impressão. Especificamente essa funcionalidade, que foi implementada no final de 2017, tem tido uso crescente, evitando assim imprimir a peça inicial nas citações que o Judiciário faz dentro de um processo eletrônico”, explica o coordenador.
 
Uma das facilidades possibilitadas pelo portal, a intimação via QR Code permite que, ao invés do oficial de justiça ter que levar uma cópia da inicial do processo para a parte, ele entregue apenas um papel onde consta um QR Code (código de barras) e oriente a pessoa a fazer a leitura com o smartphone. Ali, a pessoa terá acesso a toda a movimentação judicial. A inovação ainda ajuda o meio ambiente, já que reduz o número de impressões.
 
Por enquanto, 52% dos usuários acessam o Click Jud pelo desktop (https://clickjudapp.tjmt.jus.br/home), mas o acesso via mobile – por meio de celular e tablet - tem crescido, “em especial nesse período que passamos de recesso forense, em que é típico o usuário acessar o aplicativo através do seu dispositivo móvel. É o que é esperado. Estamos trabalhando dedicados para que o aplicativo seja cada vez mais prático de ser utilizado do próprio dispositivo móvel. A ferramenta não ocupa espaço. A exigência de memória de armazenamento é mínima, de maneira que todos os aparelhos que estão em uso tem capacidade de receber o aplicativo.”
 
Na próxima atualização, o Click Jud deve receber melhorias com relação aos serviços de push, que é a notificação sobre movimentação processual por e-mail. “Devemos migrar todos os usuários do push tradicional para dentro do aplicativo, já com mais eficiência e confiabilidade no serviço. Isso no mês de fevereiro. A notificação vai poder ser feita também pelo dispositivo móvel, através do próprio celular. Ele vai receber o e-mail, mas no Click Jud ele terá também a possibilidade de ser notificado instantaneamente do andamento processual direto no celular”.
 
A plataforma pode ser acessada pelo computador, tablet ou smartphone, pois tem design responsivo, que se adapta ao tipo de tela em que é aberta, e está disponível nos sistemas operacionais Android, IOS e Windows. Por meio dela também é possível emitir guias e certidões, fazer reclamações, sugestões e elogios na Ouvidoria, entre outros serviços. Em casos de eventuais indisponibilidades de sistema, o advogado ainda pode pedir uma certidão com a qual poderá restituir o prazo processual. Para os servidores do TJ, a ferramenta também serve para consultar o holerite e acompanhar a folha de ponto e os pedidos de requerimentos de ajuste.
 
Acesso - Para acessar, basta digitar no navegador clickjudapp.tjmt.jus.br, fazer a autenticação (com a matrícula e senha, no caso de servidor do TJ ou através do perfil no Google ou Facebook) e já começar a usar. Para não ter que digitar o endereço todas as vezes que quiser acessar, basta selecionar o endereço entre os favoritos, que o portal terá seu atalho aparecendo como um aplicativo, na tela inicial do aparelho.
 
Ao fazer login com o perfil das redes sociais, a busca processual é limitada aos andamentos. Para ter acesso a todo o conteúdo dos autos, é preciso acessar com o CPF. Ainda sobre a consulta processual, pelo Click Jud também é possível compartilhar o processo como link por WhatsApp.
 
 
Lígia Saito
Coordenadoria de Comunicação do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br
(65) 3617-3393/3394