Enquete
Fechar
Enquetes anteriores

Poder Judiciário de Mato Grosso

 
Notícias

21.02.2020 11:57

Projeto Ribeirinho Cidadão recebe material didático doado pelo Tribunal Regional do Trabalho
Compartilhe
Tamanho do texto:
 O juiz coordenador do Projeto Ribeirinho Cidadão, José Antônio Bezerra Filho, recebeu pessoalmente das mãos do presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 23ª Região (MT), desembargador Nicanor Fávero, nesta quinta-feira (20/02), 100 kits de material escolar, contendo mochila, caderno e caneta. Os kits serão entregues às crianças que vivem nas 56 comunidades por onde passará a expedição do Projeto Ribeirinho Cidadão, do Poder Judiciário e parceiros, que este ano está na sua 13ª edição.
 
Além dos kits, o presidente do TRT destinou ao projeto 500 cartilhas com perguntas e respostas sobre trabalho infantil, proteção ao trabalho decente do adolescente e aprendizagem. O objetivo da publicação é esclarecer as dúvidas mais frequentes acerca do tema, além de conferir maior visibilidade às normas jurídicas de proteção ao trabalho permitido do adolescente, com enfoque especial para o contrato de aprendizagem. Para o público adulto, o Tribunal destinou 1.000 cartilhas em que os personagens mato-grossenses de humor, Nico e Lau, fornecem dicas de segurança no trabalho.
 
O desembargador Nicanor Fávero, presidente do TRT-MT, contou que, ao participar pela primeira vez do projeto, em 2012, percebeu a necessidade das comunidades em diversas áreas, principalmente saúde e cidadania. O presidente destacou a importância da cartilha, que orienta os pais e as próprias crianças sobre a exploração do trabalho infantil, a importância da educação, e a necessidade de se preservar a fase da infância, para que a criança se torne um adulto saudável, consciente, e formador de uma sociedade melhor.
 
O vice-presidente do TRT-MT, desembargador Paulo Barrionuevo, ressaltou a relevância do Ribeirinho Cidadão, avaliando que todo projeto voltado para o atendimento da criança e do adolescente deve ser destacado. “Entendo que a nossa grande missão é, justamente, investir na criança, no jovem, seja na condição de pais, de avós e, acima de tudo, na condição de administrador. Precisamos investir no amanhã, na formação desses jovens, desses aprendizes”, pontuou o vice-presidente.
 
Para o juiz José Antônio Bezerra Filho, a parceria com o Tribunal Regional do Trabalho demonstrou a seriedade do projeto, que ganha ainda mais credibilidade. Ele agradeceu ao desembargador presidente do TRT-MT pela confiança e ratificou o compromisso de atender da melhor forma aquelas comunidades mais distantes. “O desembargador Nicanor sabe tanto quanto eu a diferença que esse projeto faz na vida das pessoas, das crianças. Ao receber esse material nos comprometemos a dá-lo a cada uma daquelas crianças, para que novas sementes sejam plantadas, com valores e princípios da cidadania”.
 
Doação de óculosA parceria entre os dois órgãos para a realização do Ribeirinho Cidadão, que teve início em 2012, rendeu outro fruto importante para esta edição do projeto. Como explica o juiz auxiliar da Presidência, Ivan Tessauro, o TRT possui um comitê que analisa projetos sociais a fim de beneficiá-los com destinação de valores arrecadados com aplicação de multas em processos judiciais. E o Ribeirinho Cidadão foi beneficiado com R$ 170 mil, para a compra de armações de óculos, que serão doados aos cidadãos que necessitarem, após passarem por avaliação de um oftalmologista, outro serviço prestado pelo Ribeirinho Cidadão.
 
O Projeto Ribeirinho é realizado em duas etapas. A primeira é a fluvial, entre os dias 28 de fevereiro e 8 de março. A segunda etapa, terrestre, ocorre de 12 a 22 de março. No total, são mais de 50 parceiros para a realização e diversos atendimentos nas áreas de saúde, educação, cidadania, meio ambiente, infância, justiça etc.
 
Nadja Vaqsques
Coordenadoria de Comunicação do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br
(65) 3617-3393/3394/3409