Enquete
Fechar
Enquetes anteriores

Poder Judiciário de Mato Grosso

 
Notícias

09.09.2020 08:01

Comunidades rurais de Chapada dos Guimarães recebem doações da Justiça Comunitária
Compartilhe
Tamanho do texto:
Moradores das comunidades de Olho D’Água e Água Fria, em Chapada dos Guimarães (distante 65km de Cuiabá), receberam roupas, cobertores e kits de higiene bucal da equipe da Justiça Comunitária, que visitou as comunidades na quinta e sexta-feira passadas (03 e 04/09). Além do coordenador da Justiça Comunitária em Mato Grosso, juiz José Antônio Bezerra Filho, também participou da ação o juiz diretor do Foro da Comarca de Chapada dos Guimarães, Leonisio Salles de Abreu.
 
O magistrado destacou que essas comunidades são carentes e as famílias vivem de auxílio do governo. Por isso, o programa buscou contemplar com as doações de roupas e cobertores as famílias mais necessitadas e aquelas com pessoas doentes, acamadas. “Na comunidade de Água Fria atendemos entre 40 e 50 famílias e localizamos nove pessoas acamadas”, destacou. Na comunidade de Olho D’Água foram atendidas entre 60 e 70 famílias.
 
Além da entrega das roupas, doadas pela Polícia Federal de Cáceres, e dos cobertores, doados pela Associação Mato-Grossense de Magistrados (Amam), o juiz Leonísio Abreu aproveitou a oportunidade de estar reunido com parte da comunidade para explicar o trabalho desenvolvido pela Justiça Comunitária e informar às pessoas sobre a função das três agentes comunitárias que atuam no município, preparadas para auxiliar e encaminhar o cidadão, seja para tirar a segunda via de um documento ou entrar com uma ação na Justiça.
 
Uma moradora da comunidade de Água Fria disse estar muito feliz por conhecer o juiz da cidade e também esse atendimento oferecido pelo Programa Justiça Comunitária. “Agora a gente sabe que não está sozinho. Aqui tem a Justiça Comunitária e um juiz para zelar por nós”, comemorou. Também de Água Fria, a moradora Rosivânia dos Santos agradeceu a ajuda que foi dada não apenas para ela, mas para muitas outras famílias necessitadas.
 
Coordenador da Justiça Comunitária, o juiz José Antônio Bezerra, ou doutor Toni, como é mais conhecido, disse que as ações continuaram mesmo durante a pandemia por decisão do presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Carlos Alberto Alves da Rocha, que argumentou que a Justiça não poderia se furtar ao apelo dos mais necessitados. Doutor Toni destacou outros benefícios do programa, como a aproximação do juiz da comarca com a comunidade, inclusão social e acesso a serviços. O magistrado conta com o apoio das assessoras Tatiane Guerra e Gabrielle Lima.
 
Durante a entrega das doações, a equipe tomou todos os cuidados necessários para evitar a contaminação pelo novo coronavírus.
 
 
Leia mais notícias sobre o assunto:
 
Justiça Comunitária distribui cestas básicas em São Pedro de Joselândia
 
 
Parceria entre Justiça Comunitária e INSS restabelece benefício a criança deficiente
 
 
 
Nadja Vasques
Coordenadoria de Comunicação do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br