Enquete
Fechar
Enquetes anteriores

Poder Judiciário de Mato Grosso

 
Notícias

11.09.2020 15:00

Jornada da Inovação propõe mudança de mentalidade, incentiva cooperação e lança aperfeiçoamentos
Compartilhe
Tamanho do texto:
"Hoje ninguém é realmente o mesmo que antes dessa pandemia. Mudar foi necessário, desconfortável e tivemos que usar a força mais inspiradora da humanidade que é a fé. Transformar nossa mentalidade foi indispensável", esse foi um dos ensinamentos que a consultora Thelma Tavares deixou ao longo do terceiro episódio da Jornada da Inovação do Poder Judiciário de Mato Grosso. O evento foi realizado na manhã desta sexta-feira (11 de setembro) e promovido pelo Núcleo de Inovações (Reveja AQUI). 
 
Durante as quase três horas de programação, a consultora falou sobre os tipos de mindset - termo que significa mentalidade. Segundo ela, o mindset pode ser definido como a atitude mental de uma pessoa e, se bem controlado, pode influenciar positivamente a vida de qualquer um. Categorizou-os em basicamente dois tipos: mentalidade fixa e mentalidade progressiva. "Estar consciente das duas mentalidades é o ponto de partida para enfrentarmos o pós-pandemia. O novo contexto nos trouxe uma intensa necessidade de adaptação. As tarefas mais difíceis foram a privação de liberdade, a disrupção nos hábitos e nas rotinas diárias; a distância social e a ausência de contato físico; a vulnerabilidade física e financeira e a incerteza do futuro. Mas qual história nós contaremos no pós-COVID?", questionou Thelma.
 
"Quem nos dera poder mudar o mundo para melhor do dia para a noite, mas se não fosse o esforço individual de pessoas com mindset positivo não alcançaríamos nenhuma dessas conquistas da sociedade. Cada um, dentro ou fora do TJMT, deve caminhar juntos e escrevendo uma nova historia: de menos desgaste para quem opera o sistema e mais eficiência para quem recebe. Para isso precisamos de um sistema de cooperação", concluiu a consultora e por fim, lançou o desafio: qual a sua sugestão de iniciativa para o desenvolvimento e fortalecimento da cooperação no seu ambiente de trabalho?
 
Emendando a importância da cooperação e da atenção ao indivíduo o Diretor do Núcleo de Tecnologia da Informação na Justiça Federal do Rio Grande do Norte, David Montalvão disse que "precisamos nos dedicar às pessoas. Nos inspirarmos juntos. Alguns demoram mais para aprender a 'andar de bicicleta', mas precisamos respeitar a pessoalidade e individualidade de cada um. No seu tempo cada um se mostra uma jóia preciosa", acrescentou.
 
A juíza em Cuiabá, Ângela Regina Gama, argumentou que o Judiciário é uma das pilastras da sociedade e que há um dever muito importante a ser desempenhado por cada um dos servidores e magistrados. Lembrou que todos devem ter o direito de errar, tentar, inovar e destacou que essa missão não pertence somente as gerações mais jovens. "Falamos para os mais idosos também, que as vezes, não se dá tanta possibilidade e margem para os erros. Porém todos precisam experimentar, tentar outros caminhos, ser ouvidos, melhorar e aperfeiçoar os trabalhos dia apos dia".
 
No encontro dessa sexta-feira, a 1ª Jornada da Inovação contou ainda com o lançamento do robô que contribuirá com a celeridade de procedimentos para o bloqueio de valores junto ao Sistema de Busca de Ativos do Poder Judiciário (SISBAJUD). O evento visa incentivar a cultura de colaboração e soluções de dificuldades por todos os servidores do Judiciário.
 
O evento está sendo realizado desde o dia 17 de agosto e ainda contará com outros dois encontros, promovidos de 15 em 15 dias - com o encerramento dia 9 de outubro. O Webinário é realizado de forma virtual e gratuita e é destinado ao público interno, mas está sendo transmitido por meio do perfil oficial no Youtube para o público externo devido aos vários pedidos.
 
A jornada é realizada nos moldes de um julgamento do Tribunal do Júri. Ou seja, conta com oitivas, instrução processual, colheita de provas, interrogatório com as testemunhas, fase de debates e a conclusão. Magistrados e servidores do TJMT e de outros tribunais que não fizeram a inscrição, também poderão se inscrever e registrar na plataforma antes do evento, para fins de certificação e participação na oitiva das testemunhas e das partes durante o júri realizado na Jornada. Advogados e demais interessados do ecossistema do Poder Judiciário estão convidados a nos acompanhar nessa jornada.
 
O próximo encontro está marcado para o dia 25 de setembro, às 9h e contará com as participações especiais do Diretor do Programa Executivo na América Latina da Gartner, Cândido Junior testemunha; do Diretor de Tecnologia da Informação do Conselho Nacional de Justiça, Luiz Antônio Mendes Garcia (acusação) e o juiz de Cuiabá, João Thiago Guerra que fará a defesa.
 
Ulisses Lalio
Coordenadoria de Comunicação do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br