Enquete
Fechar
Enquetes anteriores

Poder Judiciário de Mato Grosso

 
Notícias

21.09.2020 15:05

21ª reunião do Gemam terá distribuição de oito temas para estudo
Compartilhe
Tamanho do texto:
Oito temas selecionados pelo coordenador do Grupo de Estudo da Magistratura de Mato Grosso (Gemam), desembargador Marcos Machado, serão apresentados aos juízes participantes da 21ª reunião do grupo, com a expectativa de que eles se transformem em estudos. A próxima reunião por videoconferência do Gemam está marcada na próxima sexta-feira (25), a partir das 14 horas. “É um estímulo para quem ainda não produziu estudo, pesquisa, agora terá oportunidade de escolher entre os temas propostos”, ressaltou o coordenador.
 
Os temas a serem distribuídos para estudo são: Tutela inibitório e o direito de expressão; Variedade de drogas para prisão preventiva e tráfico privilegiado; Revista íntima e tráfico de drogas Resp./STJ; Denúncia anônima e tráfico de drogas - HC/STJ; Prova obtida por ato judicial – HC/STF; Negociação de drogas por telefone sem apreensão – HC/STJ; Banalização de vida – crimes de mando e decorrente de tráfico – eficiência do Tribunal do Júri; e Criminalização da advocacia ou crimes de advogados.
 
Seis trabalhos já estão na pauta de debate da reunião de sexta-feira. São eles: Competência do Juizado Especial para desconstituir perda de cargo público (estudo de caso), juiz Jorge Alexandre Martins Ferreira; Validade das sentenças e decisões criminais proferidas oralmente em audiência, juiz Wagner Plaza Machado Júnior; Cabimento de HC contra internação involuntária (estudo de caso), juíza Luciene Kelly Marciano Roos; Estudo crítico do Acórdão do STJ no Resp. número 1.695.349/RS, juízas Tatiane Colombo e Henriqueta Fernanda Chaves Alencar Ferreira Lima; Lei de abuso de autoridade – conceito e extensão de decisão manifestamente ilegal, juiz Jorge Hassib Ibrahim; e Pronúncia “in dubio pro societate”, juiz João Filho de Almeida Portela.
 
O Grupo de Estudo da Magistratura de Mato Grosso está consolidado como um espaço importante para pesquisa, debate, e construção de entendimentos acerca de temas ligados ao direito. Apesar da pandemia do novo coronavírus ter alterado a rotina de trabalho de magistrados e servidores do Poder Judiciário de Mato Grosso, o Gemam vem conseguindo manter a assiduidade das reuniões, sendo que a última foi realizada em 31 de julho e contou com a presença da grande maioria dos magistrados que compõem o grupo.
 
Leia mais sobre o assunto:
 
Grupo de Estudos da Magistratura recebe novas adesões para a reunião de sexta-feira (31)
 
 
Grupo de Estudos da Magistratura realiza 20ª reunião por videoconferência
 
 
Nadja Vasques
Coordenadoria de Comunicação do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br