Enquete
Fechar
Enquetes anteriores

Poder Judiciário de Mato Grosso

 
Notícias

14.10.2020 15:27

Jornada da Inovação premia iniciativas inovadoras e enaltece cultura da proatividade e colaboração
Compartilhe
Tamanho do texto:
O presidente do Poder Judiciário de Mato Grosso, Carlos Alberto Alves da Rocha, fechou com 'chave de ouro' o último encontro da 1ª Jornada da Inovação com a premiação técnica e popular das ideias mais bem sucedidas enviadas pelos servidores, magistrados e demais pessoas do ecossistema da Justiça.
 
O evento foi realizado de forma on-line e gratuita, na manhã desta quarta-feira (14 de outubro) pela plataforma cedida pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e foi transmitida simultaneamente pelo canal oficial do TJMT no Youtube (assista AQUI). 
 
O presidente enalteceu a proatividade de cada um dos participantes que enviaram suas propostas e sugestões de melhorias para o judiciário de Mato Grosso. "O Núcleo de Inovação é um marco para todos os servidores que podem colaborar e dar suas opiniões e avançando juntos com a administração. Melhoramos muito nessa pandemia e isso é inquestionável. O entusiasmo, a vontade de vencer não teve igual e todos estão de parabéns por cada uma das iniciativas enviadas", disse o desembargador.
 
O juiz auxiliar da presidência e diretor do Núcleo de Inovações, Luiz Octávio Saboia, reiterou o agradecimento a todos os participantes que votaram, enviaram suas propostas e de alguma forma contribuíram para o evento. "Estou realmente muito honrado de ter contribuído de alguma forma para esse passo do Poder Judiciário de Mato Grosso. Pois sei que a inovação traz proporcionalidade e que as lições do passado servem para nos guiar. Quem não compreender a inovação como inevitável será deixado no esquecimento da história", concluiu o juiz. Durante o evento, foi inaugurada a sala do Núcleo de Inovação. Dr. Saboia apresentou o espaço a todos os participantes e destacou que é um local destinado a apoiar idéias inovadoras.
 
"Assim como a flecha do tempo só anda para frente, inovar não é uma opção é uma necessidade. Mas o Poder Judiciário sempre foi um tanto refratário quanto as ideias inovadoras. Porém assim como nasceu a escrita, de um processo necessário e não de um insite numa manhã de sol, ela nunca regrediu... sempre evoluiu", disse o membro do Comitê Nacional de Gestão de Tecnologia da Informação e Comunicação do Poder Judiciário (CNJ), Marcelo Gobbo Dalla Dea.
 
Iniciativas premiadas - A 1ª Jornada da Inovação contabilizou 37 iniciativas e sugestões de inovações e melhorias no Poder Judiciário de Mato Grosso que partiram de 25 pessoas, algumas enviaram mais de uma proposta. As ideias foram enviadas por servidores, magistrados, advogados e até participantes de outros estados e premiadas em dois critérios: técnico e votação livre.
 
A equipe técnica do Núcleo de Inovações avaliou a viabilidade de realização e embasamento técnico para selecionar três iniciativas. As ideias que foram mais bem ranqueadas foram:
 
Controle de Cumprimento de Mandado proposta pelo Técnico Judiciário Elzio Virgilio Alves Correa Junior; Criação do Juizado Digital Expresso, sugestão do Técnico Judiciário, João Gualberto Nogueira Neto; e a prática de reuniões online com foco no teletrabalho, ideia da técnica judiciária, Silvia Assuka Carrion Okabe.
 
No quesito votação livre, os participantes puderam ranquear as ideias que mais lhes agradavam colocando de 1 a 5 estrelas Nesse quesito as quatro mais bem votadas foram:
 
A realização de treinamentos específicos para as equipes; e a criação de alertas diretos (por mensagem no celular) do PJe, Defesa Civil e temas importantes sugestões de Silvia Assuka Carrion Okabe; a implementação em larga escala de teletrabalho ideia de Moacir Ribolli Junior; e adicionar pop ups na intranet e internet ou nos próprios sistemas com informes importantes, sugestão de Elzio Virgilio.
 
Os elogios e agradecimentos do poder Judiciário vão a todos que contribuíram e deram suas sugestões. O presidente do TJMT ressaltou que todos que participaram e enviaram suas ideias devem ser exaltados e receberão o certificado de 'agente da inovação no PJMT'. Veja o nome de cada um que participou e deu sua contribuição:
 
Sílvia Assuka Carrion Okabe, Daniela Oliveira de Araújo Vieira, Karla Beatriz Bernatzky, Rogério Andrade de Sousa, Khesia Adriana Camarco Thimmig Fernandez, Dennis Henrique Gretter Lima Gatto, Elzio Virgilio Alves Correa Junior, Amanda de Souza Campos Belo, Dayse Guimarães Fernandes Balduino, Liliana Kelsh Sarmento, Nayara Iraidy Moraes Ferras, Paulo César Teixeira, Jim da Silva Souza, Gardênia Borges de Moura Cabriote, Juliana Aparecida Arantes de Souza, Felipe Lopes Lucena, Clarice Janete da Fonseca Oliveira, Rivelino Vicenti, Reginaldo Celestino Araújo da Silva Cardozo, João Gualberto Nogueira Neto, Cibelle de Souza Azevedo Carvalhais, Moacir Ribolli Junior, Valdiney da Silva Nogueira, Anna Kelly da Silva Rodrigues, Marcell de Pinho Bellato, Soldi Lammel Massoni, Valdete Luiza Ascari Salvaggio, Adriana Sant'Anna Conighan, Deusdete Fernandes da Silva, Frederico Pecorelli de Oliveira, Mercia Feitosa Nuces Costa, Silvia Assuka Carrion Okabe, Vera Lícia de Arimatéia Silva e Dalila de Oliveira Matos.
 
A 1ª Jornada da Inovação teve o objetivo de aprimorar a cultura de proatividade e a soluções de dificuldades por todos os servidores do Judiciário. O evento iniciou sua saga no dia 17 de agosto e contou encontros promovidos de 15 em 15 dias totalizando 5 encontros nessa quarta-feira. O Webinário foi promovido de forma virtual e gratuita e foi destinado ao público interno, mas também exibido por meio do perfil oficial no Youtube para o público externo devido aos vários pedidos.
 
Ulisses Lalio
Coordenadoria de Comunicação do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br