Enquete
Fechar
Enquetes anteriores

Poder Judiciário de Mato Grosso

 
Notícias

21.10.2020 15:42

Vara de Falência e Recuperação Judicial de Cuiabá trabalha para digitalização de todos processos
Compartilhe
Tamanho do texto:
A 1ª Vara Cível Especializada e Regional em Falência e Recuperação Judicial, da Comarca de Cuiabá, caminha para se tornar 100% eletrônica. A juíza titular da unidade judiciária, Anglizey Solivan de Oliveira, acredita que até o fim deste ano atingirá a digitalização de todos os autos em trâmite na unidade. “Estamos todos unidos atuando com afinco para que possamos atingir essa meta”, sublinha a magistrada.
 
Até agora, nas contas dela, 40% dos processos já estão digitalizados. Muitas peças processuais da Vara de Falência e Recuperação são antigas e requerem muito cuidado no manuseio, para que não haja a perda das informações e documentos. Além disso, os processos são volumosos e exigem trabalho atento dos servidores, estagiários e auxiliares na missão de transportar o físico para o virtual. E empolgação para realizar essa tarefa é o que não falta na unidade judiciária.
 
Na visão da juiza Anglizey de Oliveira, essa mudança do mundo físico para o eletrônico representará economia de tempo e de recursos, mais agilidade no trâmite e transparência das informações processuais. “Os processos de recuperação e falência possuem múltiplas partes, e as intimações e vista serão realizadas dentro da moderna concepção do direito processual, sem nenhum prejuízo às partes nos casos de prazo em comum, por exemplo”.
 
Os autos digitalizados serão migrados para os sistemas Apolo e Processo Judicial Eletrônico (PJe) que garantem que a tramitação prosseguirá no modo virtual, com a preservação de todos os atos já realizados até agora. A tradução de todo o trabalho, na opinião da juíza, é garantir mais efetividade, eficiência e segurança na prestação jurisdicional, uma vez que representará aumento da facilidade do acesso, a preservação dos documentos, economia de tempo e maior publicidade na realização dos atos processuais, tudo o que se espera da realização da verdadeira Justiça.
 
Álvaro Marinho
Coordenadoria de Comunicação do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br