Enquete
Fechar
Enquetes anteriores

Poder Judiciário de Mato Grosso

 
Notícias

04.12.2020 10:19

Expedição Araguaia troca lixo recolhido de Aldeia Carajá por doações
Compartilhe
Tamanho do texto:
Na tarde de quinta-feira (03), parte da equipe da Expedição Araguaia visitou a Aldeia indígena Itxalá, que fica a 35 km da cidade de Santa Terezinha, às margens do Rio Araguaia e de onde é possível enxergar a Ilha do Bananal do outro lado, no Estado vizinho, o Tocantins.
 
A aldeia possui 470 indígenas, sendo 240 crianças, da etnia Carajá. A esta comunidade o projeto propôs um desafio ecológico. Cada família deveria recolher e acondicionar lixo encontrado pelo leito do rio em sacos de 60 litros e trocar por donativos do projeto: vestimentas, brinquedos e kit escolares.
 
Segundo o coordenador da Expedição Araguaia, o juiz-coordenador da Justiça Comunitária, José Antônio Bezerra Filho, o Dr Tony, a ideia é aprimorar nos indígenas a importância de preservar o rio. "Não queríamos deixar apenas as doações, sem uma proposta de reflexão, então envolvemos a comunidade nessa educação ambiental", afirmou.
 
Para o cacique da Aldeia, Benedito Jeni Santos, a troca foi positiva. "Está é a primeira vez que um projeto propõe para a gente um mutirão de limpeza. Achei muito boa a ideia ainda mais que leva uma coisa que traz muitas doenças que é o lixo e deixa coisas que a comunidade precisa, roupas e material de escola", avaliou.
 
Nesta sexta-feira (04), a Expedição segue para Luciara (1.176 km), onde realizara o segundo dia de atendimento no sábado (05) a partir das 9h na Escola Estadual Juscelino Kubistchek.
 
No domingo (06) a equipe segue para São Félix do Araguaia (1.149 km) para atender a população na segunda-feira (07) e terça (08). Na quarta-feira (09), a Expedição pega novamente a estrada até Novo Santo Antônio (1.074 km) onde realiza dois dias de atendimento (sexta 11 e sábado 12). Cocalinho (773 km) também terá dois dias de atendimento (14 e 15), encerrando as atividades desta edição.
 
Alcione dos Anjos/ Fotos: Alair Ribeiro
Coordenadoria de Comunicação do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br